Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-novos-desafios-do-ead

Os novos desafios do EAD 

Notícia | 30/10/2020

Lays Emily

Com a pandemia e necessidade de isolamento social, um ensino globalizado se tornou ainda mais acessível e coerente. Isso porque as ferramentas virtuais permitem conectar estudantes de pontos diversos do globo e aumentar a rede de conexão voltada à aprendizagem.

Segundo o neuro filósofo, psicopedagogo e especialista em estudos da mente humana, Fabiano de Abreu, a pandemia evidenciou a importância do mundo tecnológico. "Os benefícios do ensino on-line são maiores. Ele garante a possibilidade do aluno a aprender outras línguas para cursos no estrangeiro e globaliza o mundo", reflete. Para o especialista a nova forma de viver condicionou toda uma sociedade desde os educandos, aos pais, aos professores e educadores. "Com o fechamento das escolas, a aprendizagem virtual tornou-se uma realidade”, destaca.

Segundo ele as etapas necessárias para um ensino cada vez mais global e digitalizado são:

Internet para todos

Na visão de Abreu todos os países deverão se preocupar com a potência e estabilidade da Internet para dessa forma chegar a todos. “Educação on-line exige uma boa rede até mesmo pela questão dos vídeos, arquivos, espaço de armazenamento e transmissão, como aula ao vivo”, lista.

Plataforma de ensino

As instituições devem se preocupar com o tipo de plataforma utilizada: “é preciso ter capacidade não apenas de apostilas, arquivos em PDF, como também vídeo aula. Também é necessário um sistema de fiscalização para o dia da prova entre outros recursos tecnológicos”, aconselha Abreu.

Preparação dos professores

Repensar o método de ensino também contempla a atuação dos professores, pois é preciso uma adaptação ao ambiente virtual. “A necessidade de ser criativo e chamar a atenção do aluno é maior, pois há maiores chances de distração no ambiente de casa”, orienta psicopedagogo.

Metodologia

Para Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil, além dos recursos digitais, é importante se atentar às metodologias adotadas no EAD. Conforme uma pesquisa realizada pela UCLA, com 800 mil calouros, 88% deles estavam na universidade para conseguir um emprego melhor. “Isso indica como é hora das instituições desenvolverem cursos voltados apenas para a entrega do diploma, mas, principalmente, para o desenvolvimento profissional e a empregabilidade”, afirma

O especialista ressalta como muitas escolas ainda possuem uma abordagem passiva mesmo a distância: “é preciso assumir um olhar diferente para o novo ensinar. Muitas vezes, o discente assiste a uma aula feita em estúdio, com duração entre duas e três horas, e depois responde a uma pergunta no fórum só para dizer ter uma aprendizagem colaborativa. Esse EAD como vemos hoje ainda é muito passivo. O ideal é desenvolver tarefas capazes de estimular o senso crítico do estudante, pois o maior desafio do ensino moderno é gerar raciocínio”, aconselha.

Como você enxerga esse novo cenário da educação? Acompanhe o Nube para mais dicas e orientações. Leia também: “o crescimento do ead.” 

Feira de Estágios Nube

Você já se inscreveu para a Feira de Estágios Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020. 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete