Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
4-series-que-vao-te-ensinar-sobre-financas-pessoais

4 séries que vão te ensinar sobre finanças pessoais 

Notícia | 30/10/2020

Vinícius Lima

A educação financeira nem sempre foi um assunto discutido pela população. O tema deveria ter grande relevância desde a escola, mas é pouco explorado e merece cada vez mais atenção. Quem disse que cuidar das contas e boletos era uma tarefa chata? De fato, a atividade demanda foco e disposição, mas é possível expandir o conhecimento acerca disso e se entreter ao mesmo tempo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Anbima, 40% dos brasileiros não se preocupam em reservar uma quantia mensal de dinheiro. De quem salva uma parte da renda, apenas 10% direcionam para a poupança. Já outros 10% escolhem não guardar. Ou seja, quase metade da população gasta sem pensar no futuro.

Quem não consegue poupar

Paulo Gomes é um exemplo de quem não consegue segurar uma parcela da receita para emergências e planos de médio e longo prazo. Ele é auxiliar administrativo, em Sorocaba. “Na quarentena, até consegui ter um fluxo mais livre para aplicar, porque parei de consumir tanto, mas mesmo assim é difícil”, comenta.

Diversão pode ajudar

Para Gomes, o maior desafio é se planejar. “Confesso nem saber por onde começar a estruturar uma planilha de despesas”. Esse pode ser um desafio, mas nada impossível de ser realizado.

De acordo com o especialista João Figueira, head de operações da Simplic, o cuidado com a saúde financeira, não precisa ser uma tarefa difícil ou chata. Algumas atividades do cotidiano, como assistir TV, podem ajudar nessa etapa. “Atualmente, existem diversas opções de seriados focados em economia demonstrando a importância do controle dos dispêndios”, explica.

Pensando nisso, a Simplic listou algumas opções para tornar esse cuidado uma alternativa de conhecimento:

1) Billions

Com exibição da Netflix, Billions conta a história de uma batalha jurídica entre dois personagens: Chuck Rhoades, promotor público americano e Bobby Axe, líder de um fundo multimercado bilionário. A trama explora o conhecimento em transações monetárias com bastante realismo ao longo dos episódios, além de fornecer bons ensinamentos sobre poder e política. A cada temporada, os elementos cotidianos dos grandes negócios são retratados de forma simples e verdadeira.

2) American Greed

A produção da CNBC retrata a cada episódio um caso mostrando golpistas e fraudes famosas no setor de renda. Para quem deseja investir, o projeto mostra o quanto é necessário tomar cuidado e agir de acordo com as regras. Com dezenas de casos abordados ao longo da trama e ações fraudulentas, fica fácil aprendermos como não há caminho rápido ou fácil para se tornar rico.

3) Girlboss

Baseada na história de Sophia Amaruso, uma das pessoas mais conhecidas no mundo da moda, com perfil rebelde e anarquista. O conto, também disponível na Netflix, mostra como, após falir, a personagem principal encontra em um negócio de vendas de roupa on-line a oportunidade para se tornar empreendedora de sucesso. Nesse momento, as dificuldades aparecem e ela precisa aprender a ser chefe de si e principalmente ter controle de seus lucros, aplicando-o de forma estratégica.

4) Traders

Traders permite ao espectador a possibilidade de conferir os bastidores de um banco de investimentos fictício, contando com a equipe de gerentes, até chegar aos traders: quem trabalha com o dinheiro dos clientes do estabelecimento. Um dos principais pontos positivos é o fato de ajudar as pessoas a desmistificar as falsas premissas sobre o mundo das aplicações, mesmo apenas na ficção. Foi transmitida pela Global Television Network.

Se sentiu inspirado? Veja mais 5 dicas para cuidar das finanças!

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete