Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lideranca-resiliencia-e-administracao

Liderança, resiliência e administração 

Notícia | 29/10/2020

Gabriela Vasconcelos

Qual é o significado de liderança e de resiliência? Todos os empreendedores devem se fazer essa pergunta neste momento. Além disso, quais características os termos possuem em comum na condução de um empreendimento de qualquer natureza ou tamanho? Vamos entender nesta matéria!

A administração clássica tem como tarefas ou funções básicas o planejamento, a organização, a direção, execução e controle das atividades, visando não se desviarem das metas estabelecidas. Para garantir a fluidez, é preciso estabelecer princípios gerais os quais passam por divisão de trabalho, disciplina, autoridade, responsabilidade, preponderância do bem comum em detrimento dos interesses individuais, remuneração, hierarquia, espírito de equipe, entre outros.

Segundo Penha Pereira, economista e master coach, neste momento, “vivemos um período de incertezas, causado por uma questão de ordem exclusivamente sanitária a qual não poupou ninguém, sequer a mais avançada economia do planeta. Isso evidencia um fato o qual por muito tempo foi ignorado na visão de governantes e líderes políticos ao redor do mundo: ninguém está acima dos outros e não é possível o alcance de nenhum resultado sem uma ação coordenada e conjunta!” explica.

Revisão de estratégias

Neste novo contexto no qual uma grande parcela das corporações optará pelo trabalho remoto, certamente há uma necessidade de revisão de estratégias de gestão de riscos internos. Isso se aplica a terceiros, processos, pessoas envolvidas e, além disso tudo, será fundamental rever o conceito de hierarquia.

Dado este cenário, qual é o papel de um gerente nessa nova época, com modernos formatos das relações laborais, tanto em nível do espaço físico como nos aspectos contratuais? Veja as características listadas pela especialista:

- Empatia ao máximo, mesmo por meio de uma tela. O contato constante e percepção sobre a pessoa do outro lado, gerará confiança e segurança nas equipes. Não confundir com cobranças on-line, pois não são sinais de gestão;

- Transparência, pois não é viável realizar muitos encontros e reuniões para conversas. Logo a governança e administração precisam ser diretas e abertas para todos entenderem perfeita e rapidamente a demanda;

- Sensibilidade, pois o diretor precisa ter a capacidade de perceber eventuais dificuldades dos colaboradores. Afinal, quando juntos em um escritório comum, eles auxiliam uns aos outros, mas isolados, ficam com suas necessidades às vezes não atendidas, e podem desfalcar a produção necessária à corporação;

- Humildade, afinal, toda a equipe está em uma nova situação e ninguém nela domina tudo.

- Disponibilidade e audição, pois o gestor precisa ser aberto às questões trazidas por seus colaboradores e ouvir com atenção. Caso contrário o diálogo não surtirá o efeito ideal.

Inteligência emocional

Dessa forma, além dos desafios técnicos, o coordenador deverá aprender e incorporar habilidades mais ligadas ao emocional, ao humano, com o passar do tempo, para o processo ser natural e permitir a promoção de tranquilidade para a continuidade do trabalho e motivação dos colaboradores. “É muito desafiador para os diretores, mas justamente no momento de dúvida ou crises podemos verificar realmente a força e o valor de uma pessoa e ela, por sua vez, se prova audaz!”, finaliza Penha.

Para ver mais dicas como essa, continue acompanhando as atualizações do blog. Diariamente publicamos novos conteúdos voltados para o crescimento pessoal e profissional.

Para você, qual é a missão de um gestor?

Feira de Estágios do Nube
Você já se inscreveu para a Feira de Estágios do Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete