Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-saude-dos-colaboradores-e-prioridade-para-as-empresas

A saúde dos colaboradores é prioridade para as empresas  

Notícia | 29/10/2020

Lays Emily

A saúde mental dos brasileiros já estava em estado de alerta mesmo antes do isolamento social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somos o país mais ansioso do mundo e o mais depressivo da América Latina. O cenário se tornou ainda mais agravante em uma situação de pandemia, com sentimentos de angústia, estresse e incertezas prevalecendo.

De acordo com levantamento da ONG americana Kaiser Family Foundation, 53% das mulheres e 37% dos homens entrevistados estavam mais preocupados e estressados em decorrência do coronavírus. Por isso, muitas empresas já estão adotando programas de gamificação e colocando a saúde mental dos profissionais na lista de prioridades.

“Se você amar suas atividades, nunca se verá trabalhando”, a frase repetida por muitos incentiva a busca por um emprego leve e de acordo com os princípios, o termo não deve ser levado à risca, mas algumas medidas vêm e devem ser tomadas para tornar esse cenário possível.

A importância de ações organizacionais

Os transtornos mentais relacionados à ocupação e o sedentarismo afetam negativamente o bem-estar dos colaboradores dentro e fora das empresas. De acordo com Tomás Camargos, sócio fundador da VIK, é fundamental levar a qualidade de vida ao ambiente organizacional. “É preciso mostrar aos funcionários o quanto eles são importantes naquela corporação, proporcionando momentos de lazer, atividades físicas em grupo, meditação e confraternização, tudo de uma maneira humanizada”, enfatiza.

Diante da pandemia, essas medidas foram adaptadas, porém para o especialista é essencial se adequar e não deixar essa questão de lado: “pois a felicidade no ambiente corporativo se torna cada dia mais a chave para manter o engajamento e a produtividade da equipe”, releva Camargos.

O gestor destaca como grandes organizações como Falconi, IFood, MRV Engenharia e Localiza, por exemplo, já adotaram essas práticas. “Essa é uma tendência em crescimento ainda mais no “novo normal”. Hoje, de acordo com pesquisa da Deloitte, 92% dos diretores no Brasil acreditam na importância da saúde dos times e atuam em prol dessa postura”, afirma.

Para Pedro Reis, sócio-fundador da startup, programas focados na qualidade de vida impulsionam todas as partes envolvidas. “Investir em melhorias internas traz benefícios para todos dentro e fora do escritório, fazendo as pessoas se sentirem mais saudáveis e confortáveis com seu estado físico, emocional e social”, conta.

Produtividade

Conforme um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. “Trazer humanização e integração para as instituições está entre os principais pontos para a satisfação. Investir na melhoria do clima organizacional e também valorizar cada um na equipe, pode ser a chave para levar à felicidade empresarial. Além disso, não se esqueça: atividade física libera endorfina, invista nisso!”, finaliza Camargos.

Para mais dicas e orientações, assista também a matéria da TV Nube: “prevenção corporativa em tempos de pandemia.”

Feira de Estágios Nube

Você já se inscreveu para a Feira de Estágios Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com mais de cem empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete