Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prepare-se-para-voltar-ao-mercado-de-trabalho

Prepare-se para voltar ao mercado de trabalho! 

Notícia | 28/10/2020

Giovanna Cavalli

Diante do panorama do desemprego, um dos conceitos mais presentes atualmente é o da “reinvenção” para se adaptar a novos estilos, métodos e até setores de trabalho. Por isso, nesses dias de Feira de Estágios Nube, tivemos e, ainda hoje teremos palestras, sobre as novas habilidades e a criatividade para o futuro do mercado!

O home office pode ser definitivo para muitas empresas

A adesão ao home office já é certa para muitos escritórios, pelo menos até o fim do ano. Isso se dá por uma tentativa de enxugar diversos custos fixos com estrutura, nesse momento de crise econômica, mas também a partir da conclusão do bom rendimento dos profissionais, em casa.

Para a mestre em Psicologia Positiva, Flora Victória, o modelo é uma saída muito interessante para a manutenção da economia de forma consciente. Segundo pesquisa da Unentel, a atuação remota agradou 81,3% dos entrevistados, sendo a adoção de 67% em período integral, desde os primeiros meses da pandemia e 26% parcialmente.

Contudo, para alguns a mudança brusca ainda provoca dúvidas. “A sociabilidade não só contribui para a saúde mental do ser humano, ela nos constitui e a partir dela o indivíduo aprende a confiar em si mesmo e não temer o mundo. Por isso, mesmo frente à atuação remota, esse convívio não pode ser abandonado, embora feito via ferramentas virtuais, a princípio”, explica a especialista.

Nesse sentido, conforme o levantamento da Unentel, a tecnologia colaborou para o sucesso da operação a distância: 75,2% dos participantes utilizam soluções de videoconferência, headsets e softwares de virtualização. Entretanto, ainda existem algumas lacunas no processo, por exemplo, 23,2% dos pesquisados relataram a falta de dispositivos específicos para a modalidade.

Os comportamentos mudaram

Além das transformações do campo físico para o digital, outras características do novo profissional são as chamadas soft skills. “Independência e autogestão serão fundamentais. Com o isolamento social essa capacidade de organização individual, com foco nas tarefas relevantes de sua ocupação, passa a ser um dos grandes diferenciais para se manter ativo e relevante no mercado de trabalho”, analisa Flora.

Além disso, segundo ela, a empatia será a tônica das relações laborais no futuro, desde o gesto mais simples, como o uso de uma máscara e o lavar das mãos, como já vem ocorrendo agora, à colaboração em diversos níveis. Apesar dessa capacidade psicológica depender de conexões neuronais, desenvolvidas principalmente durante a infância, na chamada “janela de oportunidade”, ela pode ser aprendida por meio de estimulação social e emocional, independentemente da idade, de acordo com o Journal Social Neuroscience.

Com isso, “as organizações devem investir na gestão de pessoas e processos, além da tecnologia para atravessar a crise. Essa otimização é fundamental para o departamento de Recursos Humanos (RH) ter tempo para cumprir seu papel estratégico, tão necessário nessas fases desafiadoras”, comenta o gerente-sênior de recursos humanos do SAS Brasil, Tato Athanase.

Além do mais, para o dirigente, em um cenário instável, é preciso adaptar estratégias de go-to-market, formas laborais diferentes, ofertas e canais. Logo, o RH precisa estar em sintonia com todos os acontecimentos comerciais presentes e as possibilidades futuras, antevendo impactos com ações para minimizar os ônus.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Vamos aprender a lidar com esse ‘novo normal’ juntos. Como você tem se preparado para a retomada do mercado?

Feira de Estágios Nube

Já está participando da Feira de Estágios do Nube? Hoje é o último dia! Não perca, temos a participação de grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também pode enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, são oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete