Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
sete-orientacoes-para-se-tornar-um-lider

Sete orientações para se tornar um líder 

Notícia | 27/10/2020

Vinícius Lima

Como ser um gestor inspirador, capaz de orientar de maneira precisa e ainda engajar os times? Além disso, como ter um olhar crítico para oportunidades e boas possibilidades para os negócios? Essas perguntas devem ser feitas por todos com o desejo de ocupar um cargo de coordenação. Afinal, quanto mais bem preparada for a direção, melhores serão os resultados obtidos em grupo.

De acordo com Paulo Roberto O. da Costa, diretor geral da Farmarcas, em mercados competitivos, são muitos os pontos a serem ajustados para a obtenção do sucesso. “Para esses aspectos se alinharem ao objetivo do negócio, a presença do líder é fundamental”, comenta.

Quem realmente é essa figura? Como desenvolver qualidades que levem à liderança?

“Certa vez, participei de um treinamento e foi falado como o supervisor é quem os demais indivíduos de um sistema optam por seguir, podendo ser no contexto familiar ou profissional”, comenta o especialista. Em função disso, segundo ele, grande parte do sucesso do coletivo depende da atuação desse indivíduo e ele está capacitado para levar a todos para o sucesso.

Com base nessa mensagem, o diretor propõe uma reflexão: “hoje, muitos se apressam em querer exercer imediatamente a função de gerência e, nesse momento, já ocorre um primeiro erro: essa posição não é imposta. Portanto, esse sujeito conquista seu espaço junto aos outros. Por isso, existem muitos chefes e poucos líderes”, constata.

Luiza Campos estuda administração pela Unip - Universidade Paulista, de Ribeirão Preto, e confessa seu desejo de coordenar um time. “Sempre foi uma vontade muito grande poder analisar os melhores meios de gerenciar as pessoas”, conta. Em seu estágio na área, ela conta ter experienciado diversas lições para quando esse sonho se perpetuar. “É um aprendizado contínuo, sempre há jeito de melhorar”, compartilha.

Veja as dicas preparadas pelo especialista:

• Paixão

Ao ver você realizando suas ações com prazer, os liderados acreditarão no projeto. Se isso não ocorre, não haverá inspiração e entusiasmo.

• Não pense apenas na popularidade

Muitos podem confundir os papéis de amizade e gestão. Na verdade, é preciso ser um guia e todos devem caminhar juntos. É especialmente nas dificuldades quando é possível se destacar, mostrando os caminhos certos a serem seguidos.

• Sinceridade e ética são essenciais

É fundamental ser alguém em quem as pessoas confiem. Também é relevante demonstrar maturidade, com base em experiências passadas e teóricas, pois a busca pela melhoria e reciclagem deve ser contínua.

• O líder não é perfeito, mas busca sempre se aprimorar

Ninguém sabe tudo e todos possuem muito a aprender. Você deve ouvir a equipe e ter uma troca saudável de ideias.

• Estar à frente é, muitas vezes, não ter medo de arriscar

Quem não busca o diferente, está fadado a ser ultrapassado. É fundamental ter audácia e posicionamento de opinião. Também é vital assumir responsabilidade e culpas.

• Autoconhecimento e autocontrole são imprescindíveis

É crucial saber os próprios limites e a hora de se retirar para não prejudicar o andamento das coisas. Um grande problema pode ser o ego, capaz de levar à perda de controle. É necessário estar pronto para mudar de rota sem perder o foco, conduzindo os coletivos nas mudanças do mercado.

• Uma boa comunicação é primordial

Um dos grandes erros dos "chefes" é não deixar claro para os times os caminhos tomados. É preciso saber se posicionar, fazer reuniões e convencer.

Capacitação e troca de experiências são o caminho para a excelência

O melhor meio para se tornar um grande líder é a capacitação. Cursos, treinamentos, workshops e a troca de vivências com outros profissionais do ramo são essenciais para a construção de um novo sujeito, capaz de coordenar uma equipe e caminhar rumo à evolução.

Está preparado para ser o líder do futuro?

Feira de Estágios Nube

Você já se inscreveu para a Feira de Estágios do Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com 100 grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete