Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quer-um-aumento-de-salario-entao-saiba-como-pedir

Quer um aumento de salário? Então, saiba como pedir! 

Notícia | 23/10/2020

Giovanna Cavalli

No Brasil, muitas pessoas se sentem constrangidas em pedir aumento de salário, mas a atitude não é errada. Contudo, para se sair bem, é importante ter bons argumentos, conhecer a política da empresa, escolher o melhor momento, se direcionar ao indivíduo correto e, principalmente, não ter medo de receber uma negativa.

Nesse sentido, a sócia da Feedback House, Pollini Jorio, elencou alguns sinais e dicas para antes de pedir um plus na remuneração. Veja:

Para quem pedir?

O acréscimo deve ser pedido diretamente para o seu gestor, nunca para o diretor dele ou para o departamento de Recursos Humanos (RH). Em ambos os casos, o pedido retornará ao seu dirigente e isso pode ofendê-lo por ter passado por cima dele. Logo, respeitar a hierarquia é a regra de ouro da etiqueta corporativa.

Quando pedir?

Primeiramente, observe a conjuntura na qual sua organização se insere. Se ela estiver num momento turbulento, passando por reestruturação, processo de fusão ou crise financeira, essa não é uma boa hora. Além disso, muito inadequado, pois demonstrará total desconhecimento quanto à realidade vivenciada por todos ali.

Considere se existe internamente um plano de carreira, porque pode ser mais produtivo almejar uma promoção de cargo, isso naturalmente vem com um aumento de salário. Bem como, não é recomendado fazer esse pedido na mesma época na qual uma idéia for aprovada ou elogiada, pois costuma ser interpretado como oportunismo. Então, espere de uma a duas semanas”, explica Pollini.

Para a sócia, a reunião de entrega de resultados de avaliação de desempenho é uma boa ocasião para a conversa. “Nesse encontro com o seu chefe será feito um balanço do seu ano na companhia, bem como, você terá espaço para falar de projetos e intenções. Sendo assim, com base nos fatos relativos à sua performance, o colaborador pode expressar seus desejos financeiros ao líder”, complementa.

O que falar?

Antes de mais nada, faça um breve histórico sobre a sua trajetória e suas conquistas: relembre resultados, desafios, projetos e o seu comprometimento. Sem modéstia, é hora de demonstrar o seu merecimento e argumentar com os resultados acrescentados para a marca. “É primordial acumular elementos factuais, quantitativos e qualitativos, tangíveis e capazes de mensurar a sua performance”, expõe a CEO.

Além disso, se você ajudou a companhia a economizar, aumentar os lucros ou a produtividade, evitar erros, melhorar processos, a qualidade ou a satisfação dos clientes, são bons argumentos. Você também pode se antecipar e solicitar novas tarefas e responsabilidades. Afinal, o acréscimo dos honorários vem, em geral, do reconhecimento de um trabalho contínuo ou de uma evolução de tarefas.

Importante: nem tudo é dinheiro

No lugar de uma elevação de pagamento, solicitar benefícios pode ser uma alternativa interessante para conquistar novas competências e, ainda, impulsionar seu rendimento no próximo ano. Assim, cursos de formação, técnicos, pós graduação ou até MBA e idiomas, são excelentes aceleradores de carreira. “Se a sua corporação puder financiar, pode ser uma ótima oportunidade para o seu crescimento profissional”, finaliza Pollini.

Fora isso, estude e se mantenha atualizado, seja proativo e responsável com as suas atividades. “Antes de qualquer investimento voltado para conhecimento técnico e comportamental é interessante primeiro fazer um alinhamento entre a carreira desejada e a carência de aptidões a serem desenvolvidas ou reforçadas” comenta a Gestora de Carreira, Claudia Deris.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Você já pediu um aumento de salário?

Feira de Estágios Nube

Você já se inscreveu para a Feira de Estágios do Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete