Contratar um colaborador nem sempre é uma tarefa fácil, pois a decisão pode acarretar muitas alegrias, mas também muitos danos e prejuízos para as empresas. Além disso, os gestores devem se preocupar em manter a integração entre a equipe, por meio de ações, reuniões, atendimento nutricional e psicológico, flexibilização de benefícios, entre outras coisas. Quer saber como melhorar sua performance na hora da retenção de talentos? Então, continue lendo e siga as dicas!

Tenha um bom processo seletivo e diminua o turnover

Para a head de direito do trabalho da RGL Advogados, Flávia Eadi de Castro, as companhias de pequeno e médio porte são mais prejudicadas e sofrem processos trabalhistas. “Isso acontece por conta da alta rotatividade de funcionários, por falta de preparo no ato da contratação, por não possuírem um setor de Recursos Humanos (RH) efetivo e não realizarem um processo seletivo de qualidade”, explica.

Tudo isso impacta na rotina financeira da organização, porque, geralmente, ela não possui um fluxo de caixa para suportar demissões em curto prazo. Sendo assim, não conseguirá pagar as verbas rescisórias, ocasionando processos trabalhistas e muitas vezes a quebra da instituição. Nesse sentido, para driblar esse tipo de problema, a especialista elencou os principais pontos para estar atento. Veja:

O recrutamento deve ser feito pelo departamento de RH: o primeiro passo é contar com uma gestão de RH eficiente nesse processo. Então, quando não existe esse setor dentro da entidade, “o ideal é terceirizar esse gerenciamento para auxiliar, pelo menos, na escolha do candidato, pois contam com toda a expertise e ferramentas no momento da entrevista”, alerta Flávia.

Procure escolher um colaborador alinhado com a cultura da empresa: deve-se levar em conta para selecionar um novo cooperador, em qualquer situação, a capacidade técnica do profissional e se o seu perfil se enquadra na cultura organizacional em questão. Assim, “ao incluir mais um membro ao time é necessário delinear um funcionário ideal, com base nos valores, visão e missão da instituição. O segundo é traçar as competências e habilidades exigidas para o cargo. Tendo isso em mãos, está tudo certo para divulgar a vaga”, aconselha a head.

Tenha um sistema de compliance: a implementação de programa de compliance trabalhista auxilia a diminuir riscos. “Um serviço de prevenção, não é mais um ‘custo extra’, mas uma economia a médio e longo prazo”, finaliza a especialista.

Esteja sempre à disposição do futuro talento: especialmente nesse período de distanciamento social é importante se manter próximo utilizando as ferramentas possíveis. Ou seja, facilite a comunicação com os aspirantes, disponibilizando um canal para tirar dúvidas sobre o teste ou outros detalhes da vaga. Bem como, responda e-mails com rapidez e jamais deixe de dar um feedback, pois existe uma expectativa do outro lado.

Além do mais, o RH tem o papel de tranquilizar e tornar humano e agradável o procedimento. Tão importante quanto encontrar o indivíduo certo, é oferecer uma boa proposta de emprego para retê-lo. Os requisitos dependem de uma análise do estágio de vida e carreira na qual se encontram, também devem considerar a função e as responsabilidades da ocupação.

Dentre tudo isso, o ritual de integração com os novos contratados rituais é essencial. Portanto, promova quantas reuniões forem necessárias para quem está chegando se sentir acolhido e parte da corporação. “Um onboarding bem feito, o qual realmente integre o novo cooperador, é uma das chaves para o sucesso da admissão e de toda a companhia. O distanciamento social nos obriga a sair do lugar comum, repensar e propor soluções”, analisa o head de Gente e Gestão da Wirecard Brasil, Michael Citadin.

Grandes interesses apontam novos caminhos a seguir, então, mantenha-se informado. Para isso, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo.

Como é o processo seletivo na sua companhia?

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