Transformação constante de carreiras e empresas, maior concorrência e horário de trabalho flexível são algumas das mudanças nos próximos anos. Assim, o desafio dos gestores é se preparar para os novos tempos e instruir suas equipes para lidar com situações cada vez mais instáveis, seja no ambiente interno da instituição ou no mundo corporativo. Ficou interessado? Então, continue lendo!

Uma boa gestão gera novos líderes

Por isso, é preciso capacitar a liderança para conduzir projetos, processos e produtos de forma estruturada e planejada. “Eles precisam construir times integrados e facilitadores na hora de resolver problemas, contribuindo para atingir os objetivos estratégicos da companhia”, explica a coordenadora da pós-graduação em Gestão de Crises da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Barbara Caríssimi.

Nesse sentido, os dirigentes precisam analisar crises não apenas pela ótica sistêmica, aplicando as melhores ferramentas e metodologias de gerenciamento, mas também sob o ponto de vista do grupo e, principalmente, do indivíduo. “A alteração deve ser compreendida e aceita, primeiramente pelo sujeito, pois ele precisa estar aberto ao novo. Para isso, os “cabeças”, independentemente do segmento institucional, têm de desenvolver as chamadas soft skills e repassar ao staff conceitos de inteligência emocional, modelos mentais e gestão de pessoas”, ressalta a mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA, Caríssima.

Por essa razão, as organizações terão de encontrar novas formas de atrair e reter os melhores talentos do mercado, no futuro próximo. “Quem não se preparar para as inéditas dinâmicas laborais poderá sucumbir. Logo, muitas corporações já possuem áreas específicas de gestão de mudanças ou contratam consultorias especializadas no serviço”, finaliza a mestre.

A liderança deve ter uma essência: olhar para o próximo

Assim, para se adaptar ao moderno cenário, o Asaas, de Joinville, fez algumas mudanças na cultura organizacional. A fintech incorporou uma plataforma de gestão durante a pandemia. De acordo com o CEO, Piero Contezini, a ferramenta permite medir o clima institucional e planejar ações mais táticas para garantir o bem-estar de todos. Junto ao co-founder, Diego Contezini, se reunem semanalmente com os colaboradores de forma on-line, mantendo uma relação transparente e próxima.

Diante da atual realidade, a marca resolveu reformular o escritório e flexibilizar as formas laborais. “Os funcionários poderão continuar com notebooks, cadeiras e demais equipamentos em casa no pós-crise. Já a sede da fintech passará a contar com 180 espaços disponíveis para serem usados como coworking por quem preferir”, explica o CEO.

A gestão integral se torna cada vez mais importante, pois se trata de um estágio de consciência e maturidade humana. Isso é relativo tanto à capacidade de fazer e entregar resultados sustentáveis, quanto meta-competências relacionadas a “ser”. Portanto, uma liderança é ter uma equipe atenta, observadora e equilibrada, diferente de uma chefia. Isso é a chave para a sustentabilidade empresarial, pois quando a empatia entra em uma organização, ela abre espaço para uma série de valores.

Estamos atravessando um dos momentos mais frágeis do século. Por isso, é importante para as companhias acelerarem seus esforços em tecnologia e capacitar seu time de gestores. Inclusive, prepará-los para monitorar remotamente com eficácia e alto desempenho diante de situações de home office.

Então, mantenha-se informado. Para isso, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Como está sendo a sua gestão?

Feira de Estágios Nube

Você já se inscreveu para a Feira de Estágios do Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe