O trabalho remoto tende a ser ampliado em companhias de diferentes segmentos, mesmo após o fim do distanciamento social imposto pela Covid-19. Neste cenário, a saúde mental dos colaboradores está entre as principais preocupações dos líderes de RH. Muitas pessoas passaram a atuar em casa pela primeira vez e a adoção de medidas por parte das organizações para prevenir possíveis problemas causados por este novo modelo já é tida como fundamental. 

 

Na América Latina, 89% dos trabalhadores dizem se sentir estressados pelo menos uma vez por mês, e outros 65% confessam ter o sentimento pelo menos uma vez por semana durante o labor. É o resultado de estudo global recente, realizado pela ADP Research Institute, em quatro continentes, abordando os principais anseios e desejos dos profissionais no ambiente corporativo.

 

“Em muitas áreas, a atividade laboral nos escritórios já traz algum esgotamento aos funcionários. Por isso, quando este colaborador passa a atuar no trabalho remoto, as empresas precisam adotar medidas para este não ser um fator a mais de exaustão”, explica Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina.

 

Com o objetivo de auxiliar as instituições na adoção de ações capazes de mitigar os problemas do labor a distância, Mariane listou sete estratégias, voltadas a líderes de RH, para manter o equilíbrio necessário do contratado, garantindo produtividade sem perda de integridade mental e física.  

 

  1. Saúde mental da liderança 

 

A promoção da saúde no espaço corporativo geralmente começa com a consciência da própria situação e como isso pode afetar as interações com colegas, subordinados diretos e, até mesmo, clientes. Por isso, assegurar o cuidado das lideranças com seu estado de espírito é fundamental para oferecerem o apoio necessário aos empregados e manter um ambiente corporativo sadio e funcional.     

 

  1. Avalie as expectativas de produtividade

 

Segundo Mariane, é normal sentir uma queda de rendimento nesse período. Quem tem filhos, por exemplo, precisa se dividir entre cuidar da educação e bem-estar das crianças junto ao labor ou, até mesmo, dedicar sua atenção aos cuidados com uma pessoa doente. 

 

Por este motivo, é importante estar próximo do funcionário para entender a sua realidade e oferecer alternativas capazes de auxiliá-lo a desenvolver as suas atividades com eficiência. “Negociar prazos e horários mais flexíveis é uma excelente ferramenta para isso e pode evitar crises de ansiedade, por exemplo”, complementa a executiva. 

 

  1. Incentive as conexões

 

Para muitos colaboradores, um dos maiores desafios no trabalho remoto é lidar com a falta de interação social. Hábitos simples, como uma pausa para o café ou as conversas no corredor, podem afetar tanto a saúde mental quanto a produtividade dos contratados. O uso de videoconferência, aplicativos de mensagens e software de colaboração podem facilitar a interação dos trabalhadores. Incentivá-los a tirar um tempo para se conectarem e socializarem sobre outras coisas, além do trabalho, é uma forma muito importante para a integração, principalmente dos contratados recentemente, e, também, para diminuir o isolamento. 

 

  1. Comunique quais benefícios podem ajudar neste momento

 

Adapte sua política de benefícios pensando no cotidiano do trabalho remoto. Informe às equipes sobre como usar os auxílios oferecidos em prol da qualidade de vida. Isso pode ser feito com o simples envio de um boletim para lembrar sobre as cláusulas de sua cobertura de convênios médicos e o fornecimento de links para serviços de telemedicina ofertados pelo negócio. Iniciativas como estas podem ajudar quem não acessou esses benefícios anteriormente ou, simplesmente, não estava pensando neles como um suporte possível e necessário.

 

Uma dica, também, é adicionar dias de saúde mental à sua política de folga remunerada ou incentivar os empregados a investirem em autocuidado, concedendo-lhes um dia de bônus ou algumas horas de descanso extra.

 

  1. Pergunte sobre o bem estar do seu funcionário

 

O apoio das lideranças pode ajudar os contratados a lidar com esses momentos únicos e desafiadores. Por isso, algo simples, mas muito eficiente, é reservar alguns minutos no início ou no final das chamadas, para conversar com a equipe sobre como eles estão se sentindo. Os líderes compartilharem um lado mais humano e demonstram empatia é um excelente caminho para abrir linhas de comunicação. 

 

  1. Recomendar recursos de suporte

 

Outra estratégia é recomendar uma variedade de recursos de bem-estar para ajudar os trabalhadores a se manterem saudáveis. “Uma boa alternativa é criar um boletim ou outro recurso de comunicação com dicas e sugestões, como meditação, ioga ou aulas gratuitas de fitness on-line. Isso pode inspirar os funcionários a encontrar soluções para tornar seu dia a dia mais leve e produtivo” aconselha Mariane.

 

  1. Forneça as condições adequadas para o trabalho

 

As empresas devem se certificar acerca das condições adequadas para o colaborador desenvolver suas atividades laborais. Itens como cadeira, notebook e acesso a uma conexão apropriada são fundamentais para o desenvolvimento do labor e evitam queda de produtividade e estresse.  

 

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