Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empresas-responsaveis-pelo-desenvolvimento-das-pessoas

Empresas responsáveis pelo desenvolvimento das pessoas 

Notícia | 15/10/2020

Gabriela Vasconcelos

Capacitar os colaboradores vai muito além de apenas evoluir habilidades específicas para determinadas funções. As corporações estão cada vez mais comprometidas com o aperfeiçoamento das pessoas. De acordo com a pesquisa Global Human Capital Trends 2020, feita pela Deloitte, 73% dos participantes consideram as organizações as principais responsáveis pelo aprimoramento da força de trabalho.

Ao considerar a importância da instrução empresarial é preciso lembrar: a efetividade está ligada à prática contínua e o desenvolvimento de um pensamento crítico. Essa é a explicação da diretora de gente e gestão do Grupo Elfa, Aline Sueth.

“A empresa tem um impacto significativo na preparação das pessoas. Hoje, os treinamentos criam um momento de reflexão, de senso crítico, no qual o facilitador coloca os temas e cada um vai conseguir interpretar e absorver um pouco de cada parte apresentada. Quando falamos em educação corporativa é importante perceber: as instituições têm uma maior efetividade na preparação porque não mecaniza o conteúdo, mas sim trazem a oportunidade de aprender praticando e formam um pensamento crítico”, destacou.

Escassez e adequação de talentos

Segundo estudo feito este ano pela Korn Ferry com diretores de RH, para quase a metade (45%) a escassez e a adequação de talentos terão a maior influência sobre as prioridades da área daqui para frente. Além disso, no futuro os líderes de RH terão como prioridade o aperfeiçoamento dos profissionais. Para 37%, aprimorar a atual força de trabalho é uma estratégia para alcançar o sucesso.

Na visão de Aline, a pluralidade é um diferencial de capacitação dos trabalhadores. “É preciso preparar os indivíduos em todos os aspectos e não apenas em questões específicas. Cada conhecimento e experiência adquirida ao longo da vida torna o profissional mais completo. Para isso acontecer, sem dúvida, é preciso ter uma rede de saber ampliada. Essa adequação de talentos representa a pluralização do know-how daquele especialista, não adianta ser só muito bom em uma coisa, é preciso trazer diversidade”, explicou.

Atividades alinhadas com o ambiente

Neste período de pandemia, diversas necessidades já existiam foram evidenciadas, como a carência de propor atividades alinhadas com o ambiente de negócios e não apenas com os objetivos estratégicos da companhia. Estabelecer uma rede de competências vai ajudar a abranger todos os aspectos acerca do aperfeiçoamento de cada um.

Além disso, a organização precisa pensar na educação corporativa como forma de ajudar a construir uma comunidade mais elevada. “Nessas ações de capacitação é importante considerar: além da questão direta, como resultados do empreendimento, é preciso haver uma proposta de valor para o próprio colaborador. Quando falamos em ampliar a potência dos treinamentos, não estamos tratando apenas de ajudar a corporação a atingir suas metas, mas também de criar um ser humano melhor, o qual irá contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Com isso, o fruto vai além da estrutura”, finaliza a diretora.

Treinamento é indispensável

As organizações não podem se acomodar. Todo objetivo é um ponto de partida para mais uma etapa de crescimento e aprimoramento em qualquer nível. Então, na verdade, dificilmente alguém estará em uma posição de saber total. Se a cada novidade lançada, os especialistas também precisam se preparar para entendê-la a fim de tirar o melhor proveito, com certeza em pouco tempo eles já se irão se deparar com a necessidade de compreender uma nova versão.

Há programas de desenvolvimento em sua empresa?

Feira de Estágios do Nube
Você já se inscreveu para a Feira de Estágios do Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe