Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cinco-dicas-de-como-driblar-a-procrastinacao-e-ser-produtivo

Cinco dicas de como driblar a procrastinação e ser produtivo 

Notícia | 12/10/2020

Gabriela Vasconcelos

Atire a primeira pedra quem nunca disse a clássica frase "depois eu faço" diante de alguma tarefa pendente. Uma das principais inimigas de qualquer cronograma e produtividade, a procrastinação é muito comum. Principalmente quando se trata de atividades sem uma sensação de prazer imediato. 

 

Estímulo cerebral

 

Nosso cérebro adora receber estímulos os quais acionem o circuito mesocorticolímbico - também conhecido como perímetro cerebral do prazer. Essa região produz maiores níveis de dopamina quando recebemos impulsos satisfatórios, como assistir um filme, comer ou até mesmo rir com alguns memes na Internet.

 

Apesar de ser um comportamento bastante comum, é importante estar de olho e perceber o quanto a procrastinação tem sido recorrente e se tem atrapalhado o andamento e a qualidade do seu trabalho ou da sua rotina de estudos. A fim de dar uma força extra para não deixar para amanhã as coisas possíveis de serem realizadas hoje, vale ver algumas dicas de Milene Rosenthal, psicóloga e co fundadora da Telavita, clínica on-line de psicoterapia.

 

Faça em doses homeopáticas

 

Somos seres imediatistas e sempre em busca de prazeres momentâneos, logo tarefas muito complexas ou longas acabam "cortando nosso barato". Por isso, é interessante, quando possível, transformá-las em mini atividades, para serem realizadas pouco a pouco. Desta forma, além de não precisar fazer "na marra" ou na correria para obedecer aos prazos, você ainda estimula o seu cérebro ao proporcionar a sensação de dever cumprido a cada passo dado.

 

Comece pelas urgências

 

Nem sempre é possível desmembrar suas tarefas em pedacinhos. Por isso, tenha em mãos uma lista de pendências e elenque-as por ordem de prioridade. Assim, fica mais fácil de desenvolver o senso de urgência e tirar da frente aqueles "pepinos" inadiáveis.

 

O dia tem 24 horas, utilize isso a seu favor

 

No começo pode até parecer maçante, mas elaborar uma rotina organizada e separar momentos para cada afazer é sempre o melhor o caminho. Veja, um dia tem exatos 1440 minutos, logo, ter isso em mente facilita na hora de separar instantes para trabalho, estudos, refeição e, até mesmo, a descompressão.

 

Nem sempre o ócio é seu inimigo

 

Nem sempre ser uma pessoa muito ocupada é sinônimo de produtividade. Logo, ter alguns momentos ociosos e de procrastinação (com parcimônia e responsabilidade, claro) podem ser uma ferramenta poderosa no quesito criatividade! Como dito acima, com uma rotina organizada, é possível tirar uns instantes do seu dia para simplesmente "descarregar" o cérebro. A justificativa é bem simples: a felicidade nos estimula mentalmente, nos auxiliando, inconscientemente, a termos ideias e soluções mais inventivas e fluidas.

 

Não se cobre demais

 

Seja por cansaço, estresse ou realmente algum bloqueio criativo, mesmo com um cronograma ordenado, é inevitável: alguns dias simplesmente não vão sair como planejado e está tudo bem! Nestes momentos, respire fundo, respeite seu tempo, converse com seu gestor e/ou professor e, se for o caso, sinalize sobre o assunto. Dessa forma, será possível reorganizar as demandas, respirar fundo e recomeçar no próximo momento mais centrado.

Acompanhe sempre as novidades aqui do blog. Diariamente publicamos novos conteúdos voltados para carreira, estudos, mercado de trabalho, crescimento pessoal e profissional. Na TV Nube, convidamos diversos especialistas para fornecerem dicas preciosas do mundo corporativo. 

Como você lida com a procrastinação?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete