O avanço da pandemia do coronavírus provocou efeitos negativos no mercado de trabalho no primeiro semestre do ano, obrigando diversas empresas, em todos os setores da economia, a “enxugar” o quadro de funcionários. Algumas, porém, mantiveram suas contratações. 

Segundo dados do Ministério da Economia, em julho, após quatro meses de dispensas, o país criou 131 mil novos postos laborais. O cenário é favorável para quem foi demitido nesses últimos meses e quer se recolocar ou mesmo para quem pretende mudar de emprego. Por isso, o CEO e headhunter da Prime Talent, David Braga, alerta: os profissionais precisam estar preparados, atualizados e ativos nas suas redes de relacionamento para não perder as oportunidades.

Currículo organizado e respostas preparadas

Sendo assim, estar com o currículo organizado de forma objetiva, destacando a trajetória e os resultados conquistados, é apenas o primeiro passo. Este é também o momento para o candidato olhar para si mesmo e tentar buscar alguns motivos os quais expliquem o seu desligamento da corporação anterior. 

“Ter autoconhecimento, entender suas potencialidades e diferenciais são aspectos muito importantes. Além disso, vale estar aberto a novas experiências e ter flexibilidade mental para transitar em um ambiente de constantes mudanças de tecnologia, macroeconomia e modelo de negócio. A melhoria contínua das competências e habilidades é fundamental para não nos tornarmos obsoletos com o passar dos anos”, argumenta Braga.

Aumentar o network

Outro passo decisivo na conquista de um novo emprego é ampliar o network, ou seja, a rede de relacionamentos, principalmente em um contexto no qual grande parte dos processos seletivos está sendo realizada virtualmente. Então é interessante investir tempo e acionar contatos importantes, criar alternativas e cuidar das redes sociais, em especial o LinkedIn. 

“Quando se fala de mídia social profissional, esse é primeiro nome o qual vem à mente. Se você ainda não tem, cadastre-se o quanto antes. Essa plataforma coloca os profissionais em contato com outros dos mais variados setores. É a melhor vitrine on-line para o mundo corporativo”, afirma o headhunter.

Além disso, ele reforça: a tecnologia tem sido cada vez mais adotada nos processos seletivos. Ou seja, quem está desempregado precisa estar preparado para fazer uma entrevista remota usando Skype, Zoom, WhatsApp ou qualquer outra plataforma. Por não ser presencial, a conversa não se torna mais simples nem perde a qualidade. “Deve-se estar atento a todos os detalhes, pois eles são essenciais e serão avaliados do início ao fim”, comenta Braga. Isso significa se planejar, fazer os testes necessários anteriormente,garantir uma boa conexão de Internet, um local adequado etc.

Por fim, o candidato a um novo posto terá desafios maiores em relação a outros momentos, especialmente nas funções de liderança. Desta forma, é essencial aprofundar o conhecimento sobre o segmento no qual  estiver inserido. Mesmo com atuação a distância, o profissional precisa conhecer a corporação, os processos, as áreas de interface, os produtos e serviços, os diferenciais competitivos, a concorrência e a cadeia produtiva para contribuir de forma assertiva.

Portanto, desenvolva e evidencie seus pontos positivos e deixa nítida sua atração pela empresa bem como a vontade de ocupar o cargo oferecido. Procure ouvir os demais e saiba trabalhar em grupo. Aproveite para fazer nosso curso gratuito “Tenha sucesso em processos seletivos”. 

Quais são suas estratégias em um recrutamento?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe