Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-quem-quer-trabalhar-com-tecnologia-ainda-em-2020

5 dicas para quem quer trabalhar com tecnologia ainda em 2020 

Notícia | 07/10/2020

Gabriela Vasconcelos

Quando se fala em trabalhar com tecnologia, pode vir à mente uma formação acadêmica em TI ou áreas afins. Sem dúvida, a graduação é uma etapa importante, mas existem outros pontos a serem considerados. Fique por dentro das dicas nessa matéria!

 

No passado, a área era vista como apoio. Contudo, hoje é um dos setores mais estratégicos nas companhias, pois envolve tanto aspectos de infraestrutura quanto de inovação. O segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), movimentou R$ 479 bilhões, ou aproximadamente 7% do PIB em 2018. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Portanto, a expectativa do mercado é de crescimento nas contratações.

 

Fabio Camara, tech CEO do Grupo FCamara , explica em cinco dicas os principais requisitos para quem deseja entrar nesse ramo ainda em 2020. Veja as orientações:

 

  1. Soft skills estão ganhando cada vez mais importância

 

Trata-se das competências de aptidão e personalidade. Elas não são exatamente adquiridas com formações, mas existem e se desenvolvem de acordo com o perfil. Estas habilidades são fundamentais no futuro para criar processos, produtos e sistemas com uma boa experiência do usuário. “O currículo a gente adapta, aprende, mas a personalidade não. O candidato precisa saber se relacionar com times e entender: as pessoas são mais importantes em relação aos processos”, explica. 

 

  1. Adaptabilidade para trabalhar em diversos cenários

 

O distanciamento social colocou muitos colaboradores para atuar em home office por tempo indeterminado. Novos hábitos de entregas, sistemas de gestão e até contratação foram criados. “É necessário se preparar para mostrar em uma seleção remota as mesmas impressões as quais evidenciaria presencialmente. Assim como ter a consciência: trabalhar em casa não é férias, as responsabilidades são as mesmas”, ressalta Camara. 

 

  1. Líderes precisam ser acessíveis e, efetivamente, líderes

 

Empresas não podem colocar seus líderes e diretores em um pedestal inacessível para o restante dos funcionários. Na FCamara, todos têm o WhatsApp do fundador, marcam sessões de coaching com ele e podem encontrá-lo trabalhando ao seu lado, pois não tem sala nem mesa fixa. “Se as pessoas não conseguem acesso a quem gerencia a visão da empresa, como irão pensar e conduzir projetos? Ser líder é ser próximo”, diz o gestor.

 

  1. Estilo de vida alinhado com seus objetivos

 

Ninguém chega ao sucesso tendo comportamentos inadequados. É necessário exercitar a diplomacia. Os diretores são excelentes negociadores e diplomáticos. Exemplo: quais fatores fazem a bolsa de valores cair ou subir? Há relação de confiança no mercado e nas pessoas. O mundo corporativo funciona com base em uma psicologia de relação de segurança e assim deve pensar o profissional. 

 

  1. Pessoas e cultura x cultura e pessoas

A tecnologia não é o grande fator a impulsionar a transformação, a inovação e as mudanças estratégicas na organização.  Quem movimenta a alteração é a cultura e os profissionais inseridos nela. O ambiente deve favorecer quem tem vontade de aprender e curiosidade fora do seu campo de atuação. Essas pessoas vão enxergar as coisas despercebidas. Esse especialista se encaixa muito bem no setor.

Aproveite para assistir a matéria da TV Nube: como se destacar no mercado de tecnologia. Nela, especialistas apresentam sua visão de mundo corporativo e estretégias para quem deseja se sobressair nesse setor.

Quais são suas melhores habilidades?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete