Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-fenomeno-tik-tok

O fenômeno Tik Tok 

Notícia | 06/10/2020

Lays Emily

No final de 2018, a empresa de tecnologia chinesa ByteDance concluiu uma rodada de investimento e com uma avaliação de cerca de 75 bilhões de dólares, foi catapultada para ser a startup mais valiosa do mundo. Em 2020, os investimentos feitos, em conjunto com a sua gigantesca popularidade, elevaram o seu valor. Para quem nunca ouviu essa história, provavelmente já conheceu seu principal produto, a rede social TikTok. Saiba mais!

Até maio de 2020, o aplicativo de vídeo foi baixado aproximadamente dois bilhões de vezes. O início da pandemia global acelerou ainda mais a sua trajetória. Somente no primeiro trimestre do ano foram mais de 315 milhões de novos downloads em todo o mundo. Porém, quais são os motivos do estrondoso sucesso do TikTok?

Para Luiz Alexandre Castanha, especialista em gestão de conhecimento e tecnologias educacionais, esse resultado está ligado, primeiramente a uma base de usuários jovens e altamente engajados. “Como o Facebook fez antes, está alavancando um público ativo, facilitando seu crescimento”, destaca.

Nos 155 países onde está presente, 90% dos usuários têm idades entre 16 e 24 anos. O número de adultos quintuplicou nos últimos 18 meses e hoje são mais de 800 milhões de usuários. Além disso, a média de navegação é de cerca de 52 minutos por dia na plataforma. “Em segundo lugar, é um produto feito para ser viral. Os conteúdos envolvem quem os assiste”, afirma.

Além da diversão

No entanto, você já imaginou o uso dessa plataforma além da diversão? O especialista destaca como o recurso tem sido usado por diversas instituições americanas para a aprendizagem. “Escolas também fundaram clubes, utilizando a ferramenta no envolvimento com alunos e explorando o potencial criativo”, explica.

Os 15 segundos de duração do vídeo forçam o usuário a se concentrar em uma ideia principal e ser conciso. Prática capaz de estimular o “micro e a nano learning”, conteúdos altamente focados e conhecidos como “pílulas de conhecimento.” Para Castanha: “o app endereça muito bem essas formas de ensino, tendo uma boa aderência inclusive em estratégias corporativas. É usar a criatividade dos colaboradores principalmente explorando esse aspecto de conteúdo concentrado.”

O próprio app pegou carona no potencial educativo. As hashtags #LearnOnTikTok e #EduTok tiveram juntas mais de 150 bilhões de visualizações, com a empresa patrocinando e fazendo parcerias com grandes especialistas e personalidades do Reino Unido, Estados Unidos e Índia, entre outros países. “Uma coisa não se pode negar: essa tecnologia veio para ficar e mais uma vez está revolucionando a forma de aprender e se comunicar”, finaliza o gestor.

Tik tok e os negócios

Para o consultor de negócios e marketing digital, David Johny, não existe plataforma boa ou ruim para os empreendimentos, todas têm sua audiência. “O segredo é entender como cada uma pode auxiliar. Precisa ter mais afinidade com suas produções e com o seu público, tudo depende para quem está fazendo. Sabendo usar, você terá crescimento orgânico e criará audiência, seguidores fiéis e, a partir disso, desenvolverá o negócio”, detalha.

Para ele, o TikTok ainda é desconhecida por muitos, mas já é alvo de polêmicas e sucesso entre adolescentes. “É a mais recente onda e vem ganhando espaço e fazendo parceria com grandes emissoras de televisão para ampliar o público e captar a audiência da TV. Ela é muito voltada para o entretenimento por meio de vídeos curtos, divertidos e direcionados ao público mais jovem, principalmente abaixo ou na casa dos 20 anos”, finaliza.

Você já utiliza essa rede social? Como tem sido sua experiência? Siga o canal do Nube: @nubevagas e acompanhe conteúdos exclusivos para te ajudar no mercado de trabalho.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete