Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-encontrar-propositos-em-meio-a-crise

Como encontrar propósitos em meio à crise? 

Notícia | 06/10/2020

Gabriela Vasconcelos

O mercado de trabalho sofreu um grande baque com a pandemia do coronavírus. Para se ter uma ideia, segundo estimativa, o número de horas de trabalho perdidas no segundo semestre de 2020 é equivalente a 400 milhões de empregos em período integral. Os dados são do relatório da Organização Internacional do Trabalho das Nações Unidas. São resultados importantes sobretudo para os milhares de profissionais os quais perderam sua principal fonte de renda de uma hora para outra.

Apesar de dificuldades, após o susto da notícia negativa, muita gente está enfrentando a situação usando a criatividade a seu favor. Teve quem abriu um novo negócio, aprendeu uma habilidade diferente e, até mesmo, migrou para outra área de atuação. Para todas essas pessoas, a palavra de ordem, portanto, foi “reinventar-se”.

Entretanto, como isso é possível, afinal? De acordo com Flora Victoria, por meio da criação de projetos de vida. “Procurar maneiras de fazer a diferença de uma forma diferente é uma resposta humana natural quando enfrentamos adversidades. Eventos imprevisíveis como o atual podem realmente inspirar as pessoas a mudar e crescer, colocando-as no caminho do propósito”, explica a mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

Você tem um senso de propósito?

Segundo a especialista, nós não precisamos nos preocupar em encontrar um único objetivo. “É possível ter propósitos em diferentes áreas da vida. Basta cultivá-los, por meio de ação e reflexão. Como a felicidade, o desígnio não é um fim, mas uma jornada e uma prática. Isso significa: é possível você pensar qual tipo de pessoa e profissional deseja ser nesse momento. No entanto, claro, é necessário agir para chegar até lá”, pontua Flora. Ela ainda lista 5 maneiras de descobrir um intento:

  • Seja curioso

Tudo começa com a leitura. O hábito nos conecta a pessoas, ideias e informações antes desconhecidas. Então, passe a apreciar desde livros até reportagens de revistas especializadas e sites de notícias. Encontrar conteúdos importantes para você pode ajudá-lo a enxergar as coisas relevantes em sua própria vida.

Contudo, descobrir um alvo não é apenas uma busca intelectual. Você também precisa sentir e estar atento aos acontecimentos no seu bairro, cidade, país e no mundo. Às vezes, a necessidade de outra pessoa pode nos levar a chegar a uma meta. Isso fica evidente quando alguém passou a oferecer um produto ou serviço escasso em determinada região. Eles observaram uma carência e partiram para a ação.

  • Crie laços de parceria

Muitas vezes, também podemos encontrar um plano de vida nas pessoas ao nosso redor. Portanto, repare: quais são seus pontos em comum com elas? Quem elas estão tentando ser? Qual impacto elas têm no mundo? É positivo? Se as respostas para essas perguntas não o inspirarem, talvez seja necessário criar mais conexões - e, com isso, um novo destino pode chegar.

  • Cultive emoções como admiração, gratidão e altruísmo

A admiração ajuda a você se sentir motivado. Quando vemos como os outros tornam o mundo um lugar melhor, ficamos mais animados a retribuir com algo. Aí, a gratidão e o altruísmo entram em jogo. Curiosamente, essas emoções parecem trabalhar juntas para gerar significado, pois estão neurologicamente ligadas, ativando os mesmos circuitos de recompensa no cérebro.

Em um experimento, pesquisadores designaram aleatoriamente alguns participantes para escrever cartas de gratidão. Mais tarde, essas pessoas relataram um senso de intenção maior.

 

  • Ouça quais coisas as outras pessoas apreciam em você

 

Agradecer pode ajudá-lo a encontrar seu objetivo, mas isso também ocorre ao ouvir as apreciações dos outros a seu respeito. Muitos artistas, escritores e músicos contam como isso alimenta o trabalho e produz energia para criar.

Como você poderia ajudar a vida de outras pessoas?  Quais são suas especialidades? Quais são os elogios mais recorrentes recebidos por você? Para trilhar esse caminho, pense quais habilidades você domina e gostaria de aperfeiçoar. Quem só cozinhou por hobby até agora pode começar uma carreira na gastronomia. O melhor: trabalhando com algo prazeroso!

 

  • Relembre sua história

 

O propósito geralmente surge da curiosidade sobre sua própria jornada. Quais obstáculos você encontrou? Quais pontos fortes ajudaram você a superá-los? Como as suas competências permitiram melhorar a vida dos outros?

Ao fazer uma narrativa a respeito disso, você entende melhor as suas experiências. Conforme estudo publicado no Journal of Happiness Studies descobriu: quem vê significado e objetivo na existência é capaz de contar uma história de mudança e crescimento na qual conseguiu superar os desafios encontrados.  Em outras palavras, esse movimento auxilia a ver suas forças e como a aplicação delas pode fazer a diferença, aumentando o senso de autoeficácia.

Finalmente, é hora de partir para a ação!

Flora Victoria, também Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit, explica como colocar esse aprendizado em prática. “Primeiro, pense em cada um dos pontos mencionados. Depois, anote quais propósitos surgiram a partir das reflexões propostas. Por fim, escolha um deles por vez e trace um plano de ação com metas realizáveis. É importante detalhar a data de início e a previsão de término de cada uma delas”, finaliza. 

Assim, aproveite as dicas para encontrar seu caminho. Como está sua trajetória?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete