Nos últimos meses, temos sido bombardeados por inúmeras notícias sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no Brasil e no mundo. Diversas medidas foram tomadas para tentar evitar a disseminação da doença e conter o aumento dos infectados. Desde então, as cidades têm se tornado um caos e essas mudanças mexeram completamente com a rotina da população.
                                                                           
Recursos digitais se tornam realidade
                                                                           
Quem destaca isso é Samir Iásbeck, CEO e Fundador do Qranio, plataforma mobile de aprendizagem. Para ele, por conta da quarentena e do distanciamento social, diversas empresas tiveram de aderir ao sistema home office e acabaram suspendendo reuniões e eventos. Isso, por sua vez, alterou completamente as atividades de seus colaboradores e clientes. “Nesse cenário totalmente conturbado e cheio de incertezas, a tecnologia tem sido grande aliada para encurtar a distância, garantir a realização das entregas e até mesmo ajudar a organizar, mesmo remotamente, os esforços com a equipe”, expõe.

Já para Celso Braga, sócio-diretor do Grupo Bridge, a harmonia criada pelas habilidades, competências e potencialidades de cada pessoa compondo uma staff eleva a sua capacidade de entregar resultados. “O talento individual ajuda a vencer pequenas batalhas, mas só o esforço coletivo leva ao resultado em grandes estratégias”, defende. Portanto, é fundamental se atentar a esse tema para ter boas entregas.

Treinamentos à distância: como funcionam?

De acordo com Iásbeck, os treinamentos corporativos à distância têm sido essenciais nessa "nova rotina", não só para aproximar todo o time, mas também para garantir o fluxo de trabalho. “Se pararmos para fazer uma análise, é um movimento de mercado o qual já estava acontecendo - lentamente - mas algumas empresas já haviam começado a migrar capacitações presenciais para o digital”, constata.

Vantagens de se atentar a isso?

Os benefícios dessa mudança de comportamento são inúmeros e vão desde redução de custos até acompanhar mais de perto a performance dos indivíduos. “O Linkedin, por exemplo, já mostrou isso no começo do ano passado. Eles realizaram um levantamento com 5 mil profissionais da área de talentos, de 35 países, entre eles o Brasil, para entender o impacto da transformação digital na gestão de pessoas. Tal estudo mostrou como 80% dos especialistas de recursos humanos acreditam nas habilidades comportamentais como imprescindíveis para corporações alcançarem o sucesso”, compartilha.

Alguns gestores só viram os ganhos na prática

Entretanto, muitos empreendedores só puderam entender o potencial de algumas soluções tecnológicas quando se viram "obrigados" a utilizar essas ferramentas para manter a operação em andamento. “Por meio delas, agora é possível implementar treinamentos, cursos e recursos para facilitar, engajar e aproximar de alguma forma sua equipe e clientes”, garante o CEO.

Inovar é fundamental

Por inúmeros motivos, é preciso pensar fora da caixa para deixar o clima mais leve e, ao mesmo tempo, tornar o conhecimento divertido para todos se sentirem acolhidos e, assim, manterem a produtividade em alta. “As soluções cibernéticas não foram desenvolvidas para ocupar o lugar de ninguém, mas sim para auxiliar e melhorar o fluxo e a qualidade de vida”, conclui.

Se atentar a esse tema é fundamental para incorporar a alta performance como um dos principais valores da gestão. Treinamento corporativo: o que os colaboradores esperam?

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