Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-mercado-de-trabalho-esta-reaquecendo

O mercado de trabalho está reaquecendo 

Notícia | 01/10/2020

Giovanna Cavalli

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente da população desocupada já passou de 12 milhões no país. Apesar desse cenário, o segundo semestre já apresenta perspectivas de reaquecimento do mercado de trabalho. Quer saber mais? Veja dados e estimativas na matéria!

As empresas retomaram as contratações

O maior crescimento de ofertas de vagas, além das oferecidas na áreas da saúde, se dá nos setores de tecnologia, comunicação, vendas e gestão de pessoas. Assim, o home office segue fazendo parte da realidade de dezenas de possibilidades disponíveis. Isso por conta da preocupação das empresas com o retorno às atividades presenciais, pois muitas ainda não têm estruturas para promover o distanciamento na operação.

Nesse sentido, para o COO e co-fundador da Mywork, Thomas Carlsen, o crescimento das oportunidades laborais é um indicativo de uma retomada gradual da economia. “Embora muitos brasileiros tenham enfrentado desligamentos nos últimos meses, as perspectivas de reaquecimento dos negócios são positivas, principalmente por conta da transformação digital em várias companhias”, avalia.

Segundo uma pesquisa da KPMG, 34,9% das empresas irão reassumir os postos presenciais entre os meses de setembro a dezembro. Neste mês, a Mobiauto, por exemplo, fará parte da estatística, retornando as funções. Para realizar esse feito com toda estrutura e segurança, a organização fará um rodízio de times. Ou seja, dará início utilizando o regime híbrido. “Alinhamos a estratégia da volta gradativa, com as melhores condições para todos”, destaca o CEO, Sant Clair de Castro Júnior.

A princípio, a volta ao escritório será parcial

Nesse contexto, 67% dos empreendimentos estão aspirantes em retomar integralmente as colocações congeladas, conforme o levantamento Spring Professional. Por isso, seguem buscando candidatos e avançando as etapas iniciais de seleção. Além disso, de acordo com outro estudo, este da Unentel, apesar da ótima aceitação ao teletrabalho, a maioria dos profissionais deseja voltar à instituição e recusa a possibilidade de continuar operando totalmente a distância após o fim do isolamento.

Dessa forma, 60,8% dos funcionários visam incorporar o modelo híbrido pós-quarentena, assim como a Mobiauto. Existe também aqueles ansiosos pela volta “normal” ao estabelecimento quando liberado (17,7%). Isso é, para 78,5% dos entrevistados, esse ainda não é o fim dos espaços formais de ofício.

Logo, o hibridismo trouxe uma nova mentalidade: os limites ultrapassam os espaços e os contratados ganhara ainda mais autonomia e engajamento. Ou seja, é um formato proveitoso com combinação das melhores características das modalidades. Além do mais, a convivência com os colegas reduz os níveis de estresse e equilibra a saúde mental.

Prepare-se para a nova realidade

Por isso, a grande dica dos especialistas é: seja pró-ativo e disposto a aprender. Isso é, demonstre entusiasmo e sua dedicação com as decisões da entidade, independentemente das suas aptidões. Além disso, alinhe-se às skills do futuro, tais como a capacidade de liderança, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, empatia, gestão, criatividade, pensamento crítico e comunicação.

Estamos atravessando um dos momentos mais frágeis do século. Por isso, é essencial a colaboração dos dois lados: as companhias acelerarem seus esforços de transformação digital e capacitarem seu time. Já os cooperadores potencializarem seus conhecimentos e entregas.

O importante é querer evoluir e se reinventar. Portanto, explore as oportunidades e mantenha-se sempre atento e informado. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas.

Vamos nos adaptar a essa nova realidade juntos. Como está o mercado de trabalho na sua região?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete