Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-manter-a-rotina-de-trabalho-saudavel

5 dicas para manter a rotina de trabalho saudável 

Notícia | 30/09/2020

Gabriela Vasconcelos

O distanciamento social trouxe inúmeros problemas para a população. O estresse e desgaste ou a necessidade de seguir executando atividades profissionais em meio aos riscos pode contribuir para o aumento de distúrbios emocionais causados pelo cansaço. De acordo com a Isma (International Stress Management Association), 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem de Síndrome de Burnout. Trata-se de um conjunto de sinais e sintomas causados por excessos, principalmente no âmbito corporativo.

O diagnóstico deve ser feito por uma orientação médica e o tratamento precisa ser prescrito por uma psicóloga ou psiquiatra. No entanto, pequenas mudanças podem tornar a rotina do home office ou o local de atuação mais saudável. Quando não nos atentamos a elas, principalmente se estamos imersos em um ambiente acelerado, estressante, cheio de demandas e compromissos, seja na vida pessoal ou profissional, podemos ter esgotamento mental. 

A Pipo Saúde separou cinco dicas para ajudar com essas questões tanto em casa quanto no escritório:

Dizer não 

Parece simples, mas não é. Muitas vezes acabamos aceitando mais reuniões, entregas com prazos menores, ficar mais um "pouquinho", principalmente porque nos preocupamos muito com o engajamento. Por isso, precisamos aprender a dizer não. É benéfico, assim como respeitar o horário de expediente, desligar a mente, pedir mais prazo e saber valorizar quando isso está sendo feito de forma estratégica: descansar para produzir melhor.

Exercícios físicos

Ao praticar exercícios estamos produzindo endorfinas, substâncias naturais do organismo responsáveis pela sensação de relaxamento. Dessa forma é possível aliviar sentimentos ruins e dormir melhor. Duas ou três vezes na semana já vão fazer mudanças positivas na rotina. Atividades físicas como aulas de yoga, pilates, por exemplo, podem ser feitas em casa ou sugeridas pelos membros do RH.

Comer bem

Alguns alimentos prejudicam a concentração, o relaxamento e até mesmo a hora de dormir. Refeições com excessos de carboidratos e açúcares exigem do nosso corpo um processo de digestão mais demorado e, por consequência, mais trabalhoso. Quando escolhemos comidas mais nutritivas, pouco gordurosas, com bases proteicas e fibrosas, tudo funciona melhor: a concentração, a produtividade, os movimentos e também o sono.

Descanso

É preciso buscar técnicas de meditação, exercícios de respiração, mudança de luz ou até mesmo uma posição para dormir a qual leve ao repouso profundo. Afinal, quando dormimos bem, produzimos GH, leptina e insulina, hormônios sadios para o corpo. O essencial é se desligar dos eletrônicos cada vez mais cedo, saber fechar os olhos e respirar fundo, para esvaziar a mente e corpo.

Cuide da saúde

Primeiro de tudo, escolha um médico de confiança. Realize exames de check up anualmente, aproveite as práticas de um plano de saúde. Usufruir das praticidades do benefício, aplicar essas cinco dicas na sua rotina e, principalmente, se priorizar podem ser a chave para um organismo saudável.

Esgotamento mental é comum mesmo durante a atuação remota e isso vale para qualquer área de uma empresa. "Repensar estratégias, ativação em equipe, com gestores e oferecer opções de terapia on-line podem ser uma das mecânicas para evitar a síndrome nos colaboradores", afirma Manoela Mitchell, CEO da Pipo Saúde.

Para ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando as atualizações do blog! Diariamente publicamos novas matérias com dicas variadas sobre vida profissional e mercado de trabalho.

Como está sua rotina em casa?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete