Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
contratacoes-a-distancia-crescem-na-pandemia

Contratações a distância crescem na pandemia 

Notícia | 29/09/2020

Giovanna Cavalli

Mesmo em meio à pandemia pudemos observar corporações dando andamento na aquisição de talentos. Segundo levantamento do Valor Econômico, o recrutamento inteiramente on-line cresceu entre 25% e 165% nos últimos dois meses. Ou seja, disputas acirradas em um momento no qual o desemprego no país passa de 13%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Você está procurando por uma vaga? Então, continue lendo e anote as dicas!

Como fazer um processo seletivo digital?

Nesse sentido, restam muitas dúvidas aos profissionais de Recursos Humanos (RH) sobre como dar continuidade aos processos seletivos, agora, on-line. De acordo com a head de Gente & Gestão da BRLink, Ana Paula Di Roberto, a alternativa deles foi o uso de plataformas e redes sociais. “As entrevistas são efetuadas remotamente por meio de ferramentas de comunicação por videoconferência e os testes culturais e desafios técnicos também são feitos via web”, explica.

Também, existe uma fase após a retenção do talento. Assim, “em caso de aprovação, os candidatos direcionam a documentação por e-mail e assinam tudo digitalmente. O onboarding também é virtual, enviamos todos os equipamentos necessários para a residência do cooperador e realizamos o engajamento por reuniões e sprints semanais entre o time”, complementa a head.

Para o recém-contratado Delivery Architect na BRLink, David Gabriel S Joaquim, a equipe sempre está disponível para auxiliá-lo. “Uma parte considerável do grupo ainda não se conhece pessoalmente, mas isso não nos impediu de criar uma boa afinidade corporativa e até mesmo pessoal”, analisa.

Candidatos: se preparem para entrevistas on-line

Em vista disso, o candidato deve se preparar como se fosse uma entrevista presencial. Assim, Ana Paula elencou dicas práticas. Veja:

  • Esteja bem apresentável;
  • Tenha um cenário organizado;
  • Mantenha a câmera sempre ligada e evite ruídos externos;
  • Verifique a conexão e equipamento antes do encontro, para não ocorrerem quedas ou problemas técnicos;
  • Sempre mantenha e encaminhe o currículo atualizado;
  • Seja pontual, pois as agendas dos recrutadores estão bem concorridas.

Nesse contexto, Joaquim disse fazer essa preparação ao longo dos anos. “Na parte de soft skills me dediquei por um bom tempo. Já em relação ao formato a distância, não foi um problema, pois já havia participado de outros procedimentos assim. Bem como, estava atuando remotamente há cerca de cinco meses”, comenta.

Além disso, estamos em um ponto de inflexão. As pessoas perceberam as vantagens de um cargo remoto. Ou seja, podem trabalhar como lhes convém, evitando trânsito ou o transporte público lotado. Dessa forma, “os empregadores também estão começando a pensar sobre, pois a produtividade do home office foi comprovada, e há cada vez mais vagas dessa modalidade disponíveis para candidatura no LinkedIn”, destaca o diretor geral do LinkedIn para América Latina, Milton Beck.

Por isso, as organizações devem ter em mente seu papel social de empregadoras e como esse assunto é indispensável. Além disso, esses novos profissionais recém chegados ajudam a construir melhores produtos e trazem ideias para superar a crise. Então, quer saber mais sobre o tema e começar a mudança no seu negócio? Assista a matéria do programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube: contratações não param em meio à crise

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Você está procurando vagas para home office ou presencial?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete