Embora os cenários variem entre empresas e tipos de ocupações ofertadas, para cada oportunidade de emprego, estágio ou aprendizagem aberta, a concorrência é enorme. Certas colocações chegam a receber centenas ou até milhares de currículos. Por isso, pensar em meios de se destacar é essencial.

Como vencer os contextos não favoráveis

Além dos profissionais terem de enfrentar toda essa competição para se inserirem ou recolherem no mercado, ainda precisam batalhar para continuarem relevantes para o mundo dos negócios. Afinal, a taxa de desocupação ficou bem alta, principalmente durante esses meses de crise e isolamento social.

Quem conseguiu

Veronica Oliveira enfrentou adversidades para conseguir seu estágio em logística, em São José dos Campos. “Principalmente entre março e abril, as coisas ficaram bem difíceis para todo o mundo e eu senti isso na busca por chances”, conta.

Capacitação é um diferencial

Depois de ter investido em capacitações e ficado atenta aos primeiros passos da retomada da economia, ela voltou a procurar uma colocação e, nisso, encontrou uma oportunidade. “Fiz alguns cursos no tempo livre para aumentar a confiança nos processos seletivos”, compartilha.

É preciso pensar em meios de chamar a atenção

Para Claudia Deris, gestora de carreira, quanto menos exigência em qualificações a colocação oferecer, maior será a disputa pela contratação. Sendo assim, mesmo o indivíduo passando por todas as adversidades, ainda precisa possuir uma bagagem de alta qualidade em sua apresentação pessoal.

Afinal, esse preparo é usado por todos os seus concorrentes, principalmente com o currículo. Esse documento precisa ser bom o suficiente para chamar a atenção dos selecionadores e, assim, conseguir ser encaminhado para etapas avançadas dos processos seletivo.

Não é apenas uma ficha cadastral!

A gestora explica: “nesse ponto, quero te ajudar a fortalecer o seu Curriculum Vitae (CV) para você poder ir para o campo de batalha com dignidade e grandes chances de vitória”, conta. Segundo a especialista, tudo começa com a maneira de enxergar esse cartão de visitas. “Se você o vê como uma mera ficha de emprego, vai montá-lo conforme se faz em um cadastro desse tipo. Quando isso estiver nas mãos de um recrutador, ele o lerá de tal forma e possivelmente será descartado imediatamente”, descreve Claudia.

É crucial entender como esse recurso é o dossiê de cada profissional e nele estão presentes de forma prática e clara todas as informações de sua carreira. A escrita em cada campo será uma auto valorização do histórico e o candidato estará totalmente comprometido com o conteúdo a ser apresentado e formatado.
                                                                                
Qual será a consequência?
                                                                                
Se o indivíduo montar um arquivo atrativo, o profissional avaliador dará a atenção merecida. Assim, mesmo quando o sujeito não tem o poder de controlar o mercado de trabalho, ao dar o seu melhor em sua principal arma, ele poderá garantir a vaga almejada e obter sucesso nas próximas realizações.
                                                                                
Como se sair bem em uma entrevista de estágio?
                                                                                
Claudia finaliza: “verifique sempre a descrição da colocação a qual você pretende se candidatar e personalize seu CV com as palavras chaves utilizadas na descrição da chance Procure enviar o documento o mais cedo possível. Se prepare caso seja chamado para a entrevista!”.

Veja mais dicas para seu currículo! Está preparado?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe