Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-ser-efetivado-no-estagio

Como ser efetivado no estágio? 

Notícia | 24/09/2020

Gabriela Vasconcelos

Estudante, qual é seu objetivo? Segundo pesquisa do Nube, o principal objetivo de 48,79% dos jovens em busca de uma vaga de estágio é iniciar a carreira. De fato, essa é uma boa meta, pois muitos acabam sendo contratados como CLT. Curioso sobre os benefícios dessa modalidade e suas possibilidades? Então, leia esta matéria!

Antes de tudo, vamos entender: qual é o objetivo do estágio?

Segundo a Lei 11.788/08, estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido na organização, o qual visa a preparação de educandos para o trabalho produtivo. Por isso, a atividade é a melhor maneira de inserir as pessoas em fase de formação no mercado. 

A meta é proporcionar o aprendizado de competências próprias do meio corporativo e da atividade profissional do curso do aluno. Portanto, a prática precisa ser acompanhada pelo professor orientador da instituição de ensino e por um supervisor na empresa. 

Para isso, uma parceira é selada entre o aluno, a empresa, a instituição de ensino e o agente de integração. No Termo de Compromisso de Estágio (TCE), deve constar o plano de tarefas a serem realizadas pelo estagiário. Elas precisam condizer com seu curso, em caso de ensino superior. Afinal, o momento é de aprendizado.

Nesse formato de admissão, o participante tem a carga-horária máxima de 6 horas diárias e 30 semanais, auxílio-transporte, bolsa-auxílio, recesso remunerado. Já as companhias possuem dispensas fiscais como 13º salário, um terço sobre as férias, INSS e FGTS. A atividade não cria vínculo empregatício.

 

Como conseguir um estágio?

O primeiro passo é montar um bom currículo. É indispensável inserir cursos, atividades extra-curriculares e vivências educativas. A experiência não é obrigatória, afinal, esse é o momento de começar a jornada corporativa. Claro: cuidar da gramática e evitar erros de português, pois isso pode fechar portas! Na sequência, é preciso ir atrás das vagas. 

Hoje, a maioria dos processos é automatizada, ainda mais com o distanciamento social por conta da pandemia. Então, faz toda a diferença se cadastrar nos portais especializados do setor. O Nube, por exemplo, já colocou mais de 950 mil estudantes e aprendizes no mercado e toda a semana são disponibilizadas novas oportunidades! 

É válido fazer uma busca ativa, pois muitas chances abrem e fecham em tempo real. Outra recomendação é realizar cursos de aperfeiçoamento profissional, pois eles podem ser o diferencial durante um recrutamento. Quem se cadastra gratuitamente no site do Nube tem acesso ao Painel de Vagas e a diversos treinamentos para ajudar a melhorar as chances. 

Após as etapas de inscrição é necessário encarar o processo seletivo. De acordo com pesquisa do Nube, para 26,19% dos candidatos, a entrevista é o passo mais complicado. Por isso, prepare-se com antecedência, reflita sobre seus pontos fortes e fracos, o alinhamento de seus propósitos com a missão da empresa e seu objetivo de carreira. Afinal, nesse momento você passará a primeira impressão aos envolvidos no recrutamento. Sua postura deve ser trabalhada cuidadosamente.

10 dicas para ser efetivado

Para quem consegue uma colocação, certamente surge a vontade de dar o próximo passo: conseguir um emprego com os benefícios da CLT. Para isso, é preciso desenvolver habilidades e competências a partir das oportunidades de aprendizado dentro da equipe na qual você se está inserido. 

De acordo com a legislação, um estagiário pode permanecer por até dois anos em uma mesma companhia. Quando o período termina, o empreendimento tem a possibilidade de agregá-lo ao quadro permanente como celetista ou dispensá-lo. Contudo, para a corporação é vantajoso efetivar o jovem, visto já estar adaptado à rotina do negócio. 

Por isso, quem almeja essa oportunidade deve se aprimorar e, assim, ter os requisitos necessários para a integração. As chances são amplas! Segundo levantamento do Nube, de 40% a 60% dos participantes são efetivados. Portanto, vale ficar de olho nas dez dicas para ter a carteira assinada. Veja:

1. Conheça a empresa

Ao iniciar na organização, procure entender o funcionamento do negócio, o papel de cada setor e, principalmente, o funcionamento da missão, visão e valores na prática. Faça isso demonstrando interesse pelas operações e conversando com as outras pessoas. Afinal, os diretores querem pessoas as quais compreendam e estejam alinhadas com o propósito da instituição. 

2. Tenha autoconhecimento

Um aspecto muito importante para qualquer pessoa é se conhecer, saber quais são suas qualidades, pontos de melhoria e especialidades. Dessa maneira, você poderá ter a segurança necessária para demonstrar seu potencial, mas também pedir ajuda para aprender mais.

3. Entenda quais são as expectativas sobre você

A fase é intermediária entre a vida estudantil e o ingresso no mundo corporativo como um profissional formado. Portanto, essa oportunidade deve agregar novos conhecimentos e a tão desejada experiência. Assim, as características mais esperadas dos estagiários são a vontade de aprender, de tentar coisas novas, bem como o entusiasmo em ajudar e ser parte da equipe. Você não precisa estar pronto, mas deve mostrar garra e desejo de se aprimorar.

4. Saiba trabalhar em equipe

Essa é uma das maiores exigências no mercado. No dia a dia empresarial, há necessidade de desenvolver projetos em grupo e, para atingir bons resultados, é preciso ter sintonia e colaboração de todos os envolvidos. Por isso, aprenda a dar ideias de maneira cordial e também a saber ouvir os demais. Além disso, informe quando estiver sobrecarregado e ofereça auxílio a quem precisar.

5. Seja proativo 

Ser proativo significa identificar e resolver possíveis problemas antecipadamente. Pela falta de vivência, em muitos casos você poderá ter insegurança e isso é normal. Mesmo assim, demonstre sua vontade de solucionar contratempos, criar saídas e estratégias, bem como deixar as atividades mais fluídas. Não tenha medo de se posicionar e sugerir.

6. Estabeleça boas relações

Criar relacionamentos positivos no ambiente de trabalho é um atitude decisiva. Eventualmente podem surgir conflitos, mas a dica aqui é se manter profissional. Faça suas atividades da melhor maneira possível, evite fofocas e conversas paralelas em excesso durante o horário de estágio. Além disso, trate a todos com educação e respeito. 

7. Tenha propósito dentro da corporação

Aprenda como funciona o plano de carreira, mostre sua intenção de ser efetivado e entenda quais são os meios para chegar até lá, de acordo com a corporação. Qual cargo você gostaria de conseguir? Por que? Ter essas ideias definidas na mente ajudará você a trilhar um caminho de sucesso. 

8. Invista em qualificação

Além da sua graduação, quais cursos podem impulsionar a sua carreira? Vale a pena pensar sobre isso e investir no aprendizado de idiomas, conhecimento de softwares, comunicação interpessoal… as possibilidades são amplas! O ideal é conectar o tema da capacitação com seu gosto pessoal e com sua área de atuação na empresa simultaneamente. 

9. Peça feedback

Em muitas empresas, a devolutiva é uma prática constante e periódica. Contudo, caso não esteja ocorrendo, procure o supervisor da atividade e peça um retorno acerca do seu desempenho. Ouça com atenção, seja respeitoso e mostre entendimento acerca dos tópicos apresentados. Além de compreender melhor sobre seus pontos fortes e de melhoria, você ainda demonstrará o interesse em se aprimorar. 

10. Não tente apressar as coisas

A Lei não prevê um período mínimo de estágio antes da efetivação. Portanto, mesmo nos primeiros meses, a chance existe. Contudo, tentar apressar essa etapa é um erro. Aproveite seus dias de estágio para tentar coisas novas, sugar o máximo de conhecimento e contribuir com ideias inovadoras. Com compromisso, dedicação e responsabilidade, a sua hora certamente vai chegar!

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com seus amigos! Não deixe de se inscrever na Feira de Estágios do Nube para conquistar a sua tão sonhada vaga.

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete