Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-manter-o-equilibrio-emocional

Como manter o equilíbrio emocional 

Notícia | 22/09/2020

Vinícius Lima

Como você gerencia seus sentimentos? A demanda por ter a capacidade de controlar melhor as emoções já vem ganhando força há tempos, principalmente no contexto corporativo. Entretanto, com a pandemia e o isolamento social, a habilidade, além de ser importante, é necessária. Entenda!

Habilidades essenciais para a vida

Treinar suas características socioemocionais é fundamental, tanto no contexto profissional, quanto no pessoal. Afinal, os impactos disso podem ser grandes. Dentro de um escritório, por exemplo, ser “estourado”, muito estressado ou irritado, pode te afetar.

Para entender isso, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “o comportamento pode pesar mais que o desempenho?”. Com mais de 26 mil jovens participantes, 72% deles disseram como ambos aspectos são imprescindíveis. Outros 13% disseram: suas atitudes são o quesito mais valorizado pelas organizações. Portanto, se atentar a isso é imprescindível.

Quem concorda com o estudo

Claudia Moraes, analista de sistemas em Americana, região metropolitana de Campinas (SP), concorda com esses resultados. Para ela, saber se comunicar e se relacionar com colegas ou líderes é imprescindível. “De nada adianta ter um currículo imenso e um perfil atrativo se você não sabe lidar com o excesso de informações e estímulos da rotina de maneira saudável”, comenta.

Para Conceiyção Montserrat, CEO da Montserrat Consultoria, poucas pessoas costumam trabalhar esse aspecto rotineiramente e conseguem manter o equilíbrio com tantas mudanças e rupturas em toda sua rotina. “A grande maioria tem sofrido muito com todas as limitações e costumes exigidos com a quarentena”, conta.

Distanciamento quando não tratado de maneira saudável pode prejudicar

Não ter a liberdade de abraçar seus amigos, sua família e ter uma vida social na qual podemos confraternizar, apreciar lugares, ter novas experiências pode, de fato, causar danos à saúde mental. “Somos muito calorosos, afetuosos e vivenciar essas demonstrações de carinho faz parte de nossas vidas como um alimento diário. De repente, fomos tolhidos de tudo e de todos”, expõe.

Como manter o equilíbrio diante de tudo isto?

“É um grande exercício mental e emocional”, comenta a especialista. Para ela, é como lutar com você mesmo nos menores detalhes e nos pequenos desejos. “A ansiedade é indubitavelmente o principal a ser trabalhado no dia a dia. Não permita a ela tomar boa parte de seus pensamentos prejudicando tomadas de decisão e planejamento”, sugere.

É fundamental aproveitar a situação atual para explorar capacidades, descobrindo tarefas e condutas não experimentadas anteriormente. “Me dei conta como nós passávamos muito tempo focados em nosso trabalho, nos preocupando com questões futuras e não vivenciávamos momentos importantes acontecendo ao nosso redor”, compartilha. “Como diz o trecho da música “Epitáfio” dos Titãs, ‘devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr. Devia ter me importado menos, com problemas pequenos, ter morrido de amor’, podemos utilizar esse momento para dizer aos nossos amigos, familiares, clientes o quanto são importantes para nós”, explica.

Dessa forma, conseguiremos organizar nossa mente e a relação com o entorno, pois estaremos olhando para nossas necessidades com uma perspectiva diferente, sem tanta ansiedade. “Com isso, podemos participar de projetos coletivos, torcendo para tudo acabar da melhor forma possível, para sairmos dessa situação grandes, fortes e transformados e evoluirmos cada dia mais”, conclui.

Saiba quais soft skills colocar em prática em momentos truculentos. Já treinou seu emocional hoje?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete