Enquanto muitas empresas, infelizmente, enxugaram o quadro de funcionários, alguns setores tiveram no momento atual uma oportunidade de expansão. Assim, impulsionadas pelas necessidades de negócio, muitas têm superado a nova realidade e crescido de forma expressiva. Bem como, dando continuidade às contratações. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Não desanime!

Em momentos de crise, o mercado tende a ficar ainda mais exigente quanto ao perfil dos profissionais. Contudo, não há espaço para o desânimo. A busca pela inserção ou recolocação deve ser uma tarefa diária, assim como realizar cursos e se especializar. Isso pode ser o grande diferencial e abrir portas para o mercado de trabalho.

Nesse sentido, a especialista em mídias sociais, carreira e negócios, Carla Falcão, elencou algumas dicas para quem está procurando por uma oportunidade em meio à pandemia. Veja:

Faça uma listagem dos locais onde deseja trabalhar

Escreva uma lista de, no mínimo, 20 companhias nas quais gostaria de atuar. Em vista disso, conhecer o setor é fundamental, bem como, sua área de atuação e possibilidades. Assim, fazer esse estudo aumenta as chances de se sair bem na entrevista e falar com propriedade com o futuro líder. Verifique também em quais esferas sua experiência pode ser útil e identifique os valores da marca.

Pesquise sobre a companhia

Com o nome da organização em mãos, acesse o site da companhia, suas redes sociais e principalmente a página no LinkedIn. Essas mídias costumam divulgar as vagas em aberto e contatos.

Inclusive, o Nube fez uma pesquisa, com 29.295 participantes, sobre como fazem para controlar a ansiedade antes de um processo seletivo. Assim, 40,49% deles disseram estudar bastante sobre a instituição e a vaga.

Faça uma revisão do seu currículo (CV) e deixe-o sempre atualizado

Requalificar e modernizar o CV é uma tarefa fundamental e exige tempo. Por isso, planeje-se e faça essa revisão com dedicação, pois executar essa tarefa com pressa e ansiedade fará você deixar de lado informações importantes, as quais certamente farão falta no momento da seleção.

Mantenha sua rede de contatos ativa

O networking é essencial! Logo, enviar mensagens para pessoas da sua rede pode ser um excelente caminho. Por isso, adicione esses perfis em suas mídias sociais. Além do mais, em grupos de afinidade, pergunte como seus colegas estão vivendo esse momento. Seja verdadeiramente interessado e atualize a conversa. Assim, você terá espaço para falar de sua disponibilidade e sobre outros assuntos.

Tenha disciplina, comprometimento e foco no cargo desejado

Atualmente, com o home office em alta, novas aptidões estão sendo testadas intensamente e podem ser o diferencial para a conquista do seu espaço. Logo, “algumas das principais soft skills solicitadas pelas organizações, são: iniciativa, pois o indivíduo precisa agir com prontidão frente a situações-problema e, diferentemente de quando atuava em escritório próximo a sua gestão, nem sempre terá alguém para auxiliá-lo instantaneamente”, explica a coordenadora de seleção do Nube, Helenice Resende.

Além disso, são importantes a autogestão e administração do tempo. Essas características ajudam a organizar a rotina de modo a cumprir as funções com excelência e dentro do prazo estipulado. Também a flexibilidade e adaptabilidade são essenciais para conseguir moldar o comportamento e lidar com situações adversas, tais como as vividas atualmente. Bem como, o comprometimento e trabalho sob pressão, levando em consideração as inconstâncias do mercado. O sujeito precisa lidar com cobranças de produtividade, mesmo diante de uma crise como a atual”, complementa a executiva.

Ademais, a inteligência emocional também será uma competência de destaque, pois a habilidade de compreender, expressar e também trabalhar suas emoções é essencial para lidar com as dificuldades.

Busque ajuda profissional

A pesquisa por uma oportunidade é um processo intenso e solitário. Por isso, recorrer a especialistas trará orientação especial para essa fase.

Portanto, “revisar sua trajetória, atualizar seus dados, participar de simulados de entrevista, alinhar e ajustar o seu perfil no LinkedIn são recursos importante e determinantes”, finaliza Carla.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Você continua buscando por uma vaga?

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe