Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
yoga-pode-ajudar-a-concentracao-no-estudo-e-trabalho

Yoga pode ajudar a concentração no estudo e trabalho 

Notícia | 15/09/2020

Gabriela Vasconcelos

De 2008 a 2016, o número de praticantes de yoga duplicou, passando de 15,8 milhões para 36,7 milhões no mundo. Agora, ante a pandemia, alguns países relataram aumentos de até 200% no número de pessoas adeptas da prática. São os dados de pesquisas feitas pela Yoga Alliance.

Aliada contra o estresse

A professora de Yoga e Youtuber, Priscilla Leite criadora do canal Pri Leite Yoga,  viu seus números de inscritos no Youtube saltarem de 310 para 749 mil nessa quarentena. Segundo ela, a prática consistente e regular da atividade pode ajudar a liberar o estresse e melhorar a memória, bem como a saúde mental.

“É muito comum as pessoas ficarem dispersas em algum momento durante o expediente. Afinal, são inúmeras as tarefas cotidianas e quase infinitos os pensamentos povoando nossas mentes diariamente, às vezes até nos deixando mais irritados. A yoga nos ajuda a pensar com mais clareza e, consequentemente, aliviar os níveis de ansiedade e promover a calma”, pontua.

Concentração e foco aprimorados

No entanto, a ação também pode afetar os padrões neurais no cérebro, melhorando a capacidade de atenção e foco, sendo muito benéfica no resgate da concentração a qual às vezes falta durante o home office ou os estudos on-line. “ Os exercícios respiratórios e algumas posturas ajudam a acalmar a mente e o corpo, além de afastar aquelas ideias distrativas. Isso porque durante a prática o aluno se concentra somente no seu ser, postura e respiração”, complementa a Yogini.

Do respiro ao movimento corporal, aqui estão três poses separadas pela especialista para quem precisa de ajuda para manter o eixo durante os estudos ou trabalho. Veja:

  1. Savasana

Essa apresentação é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: 

  • Produzir grande relaxamento, curando os transtornos causados pelo excesso de tensão; 
  • Reduzir terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol
  • Tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios os quais atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal.

 Veja como fazer:

Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção à terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração. 

  1. Postura do guerreiro

Virabhadrasana ou postura do guerreiro, é uma postura forte como indica o próprio nome. A sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Esta asana (posição) fortalece as pernas, auxilia no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar por meio da expansão do tórax. Se acompanhada de um mudra (gesto simbólico feito com a mão), pode contribuir com o aumento da concentração.

Veja como fazer:

Em pé, abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés. Depois, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta. Leve as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar. Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente. Mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando os pontos de tensão do corpo e depois faça o outro lado.

  1. Postura da árvore

 A Vrkshásana ou a postura da árvore tem como benefícios desenvolver o equilíbrio e a consciência do alinhamento postural estimulando a coordenação neuro -muscular, aquietar a mente e aumentar e também estimular a intuição e a paciência.

Veja como fazer:

Com as solas dos pés firmes no chão, abra o joelho direito para a direita e leve as palmas das mãos para cima, juntando o dedo indicador com o polegar e depois estique os braços. Respire e inspire com calma. Uma dica para continuar centrado nessa posição é manter o foco no nariz, sempre olhando para baixo.

Quais atividades de autocuidado você tem feito?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe