Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cinco-maneiras-de-cultivar-a-inovacao-no-rh

Cinco maneiras de cultivar a inovação no RH 

Notícia | 15/09/2020

Vinícius Lima

Um dos desafios enfrentados por profissionais da área de recursos humanos está em trazer inovação para o setor e, com isso, impactar positivamente nos resultados de toda a companhia. Portanto, ficar atento às tendências desse nicho pode ser o diferencial na hora de implementar mudanças positivas. Saiba mais!
                                                  
Tempo: principal obstáculo para as transformações
                                                  
De acordo com um estudo realizado pela Access, na visão dos líderes de RH, o principal empecilho para 52% dos gestores para cultivar o espírito de transformações, trabalhar de forma estratégica e buscar soluções para melhorar a eficiência dos negócios é a falta de tempo.
                                                  
Tecnologia é uma aliada
                                                  
Como prioridade para esses coordenadores, está a demanda por automatizar processos. “Cerca de 63% dos entrevistados destacaram essa falta de automação como o principal desafio enfrentado, o qual afeta, sobremaneira, a capacidade de implementar transformações”, aponta Juliana Ferreira, diretora de RH da Access. Esses grupos precisam, portanto, identificar possíveis sistemas e atividades capazes de receberem o suporte tecnológico.

Tarefas improdutivas devem ser eliminadas

Em segundo lugar, é preciso eliminar tudo incapaz de agregar valor. “Praticamente um entre quatro profissionais do setor diz dispor mais de 60% de seu expediente em tarefas administrativas. Uma quantidade incrível de horas e recursos são gastos em fluxos de trabalho os quais podem não ser realmente valiosos para os negócios em geral”, expõe a especialista.

Planejamento é chave para o sucesso

Portanto, é preciso estar atento ao planejamento da jornada rumo à automação. “Apesar de 59% dos gerentes associarem os processos ineficientes como a maior barreira para assumir um papel estratégico, é necessária uma organização. Esse precisa visar não eliminar de uma única vez todos os deveres manuais. Selecione um para começar. Isso dará a oportunidade de ver se sua digitalização leva a mudanças positivas”, compartilha Juliana.

Além disso, o RH é uma área na qual historicamente é gerada uma grande quantidade de documentos: arquivar, gerenciar e recuperar arquivos leva muitas horas. “De fato, 51% dos pesquisados afirmaram: a papelada e as ações trabalhistas geram uma queda significativa de rendimento assertivo. A solução está em identificar maneiras de melhorar sua administração com a adoção de criativas soluções de gestão”, expõe.

Setor estratégico demanda atenção

Para Karine Gaia, coordenadora de marketing na Convenia, o setor de gestão de talentos é o mais estratégico das companhias. “Caso os processos não estejam bem definidos, com dados atualizados e plataformas com tecnologia de ponta, não é possível contratar e reter talentos para a operação funcionar”, compartilha.

Integração é uma palavra-chave para o sucesso

Segundo Juliana, outra maneira de cultivar a inovação está na integração de todas as informações. “Isso se torna possível avaliando os sistemas em uso e buscando novas soluções. Afinal, quase metade dos participantes do estudo (45%) cita a falta de integração tecnológica como um problema significativo capaz de dificultar o trabalho”, diz. “Pare um instante e analise se o seu time está no caminho certo para evoluir. Caso contrário, avalie como essas dicas podem ajudar a sua jornada”, conclui.

Entenda as novas prioridades do RH em um mundo pós-Covid. Já inovou em sua gestão?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete