Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-poder-da-arte-para-a-saude-mental

O poder da arte para a saúde mental 

Notícia | 12/09/2020

Lays Emily

A campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar sobre a importância da vida. No dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em alusão à data, diversas ações são promovidas para combater a depressão, uma das principais causas desse mal. Nesse contexto, a arte também pode ser uma aliada na prevenção e tratamento de transtornos mentais. Por isso, o Nube selecionou uma série de exposições para a importante reflexão sobre o tema. Porém, não se esqueça: se sentir necessidade, procure ajuda de especialistas e converse sobre a situação. Você não está sozinho! 

Vincent van Gogh

Um dos pintores mais incríveis da história da arte foi Vincent Van Gogh. No entanto, sofreu durante sua trajetória os estigmas e o preconceito de uma época na qual a saúde mental não era relevante. Van Gogh nasceu em uma família de classe média e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Para muitos, sua arte marcada por pinceladas firmes e cores fortes são na verdade a voz de um homem com muito a dizer.  

Frank G. Clement

Frank Goad Clement foi um político norte-americano com mandatos entre 1953 a 1967. Seus dez anos no cargo foram os mais longos de qualquer um dos governadores do Tennessee no século XX. Porém, uma de suas maiores contribuições foi o financiamento da educação, da saúde mental e foi o primeiro governante a vetar um projeto de lei de segregação. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre sua trajetória!  

Nise da Silveira

Por não aceitar as formas de tratamentos psiquiátricos em uso na época, como o eletrochoque, a lobotomia e o coma insulínico, a psiquiatra Nise da Silveira criou em 1946, no Centro Psiquiátrico Nacional, Rio de Janeiro, a Seção de Terapêutica Ocupacional. Dentre as diferentes atividades, pintura e modelagem se destacaram como um meio de acesso ao mundo interno dos pacientes. A produção desses ateliês foi tão abundante que em 1952 nasceu o Museu de Imagens do Inconsciente. As obras são inspiradoras!   

Explore a cor azul na história da arte

Uma ferramenta fortemente utilizada por diversos autores é o uso de paletas de cores. De acordo com a psicologia, o cérebro humano identifica e entende diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas. O Google preparou um vídeo com uma seleção de obras de arte marcadas pela presença de tons azuis. Os quadros podem contribuir para uma nova percepção de um aspecto simples do dia a dia: as cores. 

The Art Institute of Chicago

As obras do pintor realista norte-americano Edward Hopper disponíveis no The Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos, retratam cenas urbanas e podem ser utilizadas para uma reflexão sobre o isolamento físico e seu impacto para a mente humana. Os temas de seus quadros estão ligados à rotina repetitiva, da tristeza mundana e até mesmo a solidão. O artista nos dá a chance de observar os momentos de quietude e até paz frente ao estar sozinho. Com certeza você terá belas reflexões!  

Gostou das indicações? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para novas dicas, orientações e sugestões. Lembre-se: procure ajuda se necessário e cuide da sua saúde mental em primeiro lugar! Converse com pessoas próximas sobre o problema e quando perceber alguém passando por algum transtorno, não exite em oferecer ajuda. O Nube fez uma campanha especial sobre o assunto. Veja em nosso vídeo “Setembro Amarelo: campanha todos pela vida!”

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete