Segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, realizada pelo Paypal rasil, em parceria com a BigData Corp, em 2020, devido à pandemia, o e-commerce brasileiro bateu um recorde no número de negócios, totalizando 1,3 milhão de lojas. Porém, com tanta concorrência, como fazer o consumidor se engajar com seu empreendimento?

Com comércios fechados e ordem de isolamento social, o on-line foi praticamente uma imposição da pandemia do Covid-19. De acordo com o levantamento, quase 90% dos sites de vendas do país recebem até 10 mil visitas mensais e são responsáveis por 8,48% do total de páginas brasileiras na Internet. Há cinco anos, esse número não chegava a 3%.

É o exemplo da Caricanecas, empresa especializada em caricaturas digitais. De acordo com o fundador da marca, Wdson Sandenys, para ter sucesso, seja de forma física ou virtual, é preciso ter estratégias de venda, conhecimentos de público, saber como falar e apresentar o seu produto, entre outras táticas. Usando desses artifícios, a marca teve um aumento nas lucratividade de 133% ao longo da pandemia.

Para os franqueados da empresa, esse saldo positivo está ligado a diversos fatores tais como forma diferenciada de atrair e se posicionar com os clientes, fazer da sua página uma vitrine, ter criatividade, inovação constante entre outros. Pensando nisso, veja algumas dicas para atrair os consumidores.

Alinhe expectativas

Segundo Elizangela Costa Bayer, o segredo para conseguir vender bem sem sair de casa e em tempos de crise, é a certeza da qualidade do trabalho, produto e serviço oferecido, além, claro, de um bom atendimento. "O contato individual, sondando e compreendendo a expectativa do cliente, também é um diferencial para conseguir agradar em cheio na entrega do produto final. Isso ajuda muito na divulgação, até porque, normalmente a minha clientela vem de indicações", explica a empresária.

Faça parcerias

Além disso, Elizangela também revela como uma boa tática é fazer parcerias com outras empresas. "Presenteei e fechei cooperação com gestores de vários segmentos, como eventos, fotografia, gráficas, doceiras entre outros", recomenda.

Seja criativo

Já para Gabriel Valle, com tanta gente vendendo por meio de plataformas nesse período, é preciso buscar inspirações e ter muita criatividade para trazer inovação em seu trabalho. "É legal deixar a sua página diferenciada e super interessante para conquistar novos compradores. Para isso, busco trazer anúncios, promoções e novidades em meus produtos sempre", indica.

Faça da sua página uma vitrine atrativa

Gabriel orienta: assim como uma loja física, é preciso fazer sua página se tornar a sua vitrine. "É muito importante, nas redes sociais, o cliente entender o seu produto e seu trabalho de forma clara, além de deixar tudo de forma atrativa para eles", indica.

Tenha um local exclusivo para dedicação ao trabalho

Todo negócio precisa de dedicação. Por isso, um espaço exclusivo para o trabalho pode gerar um impacto positivo nas comercializações. "Poder trabalhar dentro de casa se tornou o grande diferencial do momento. É uma maneira de evitar exposição ao Covid-19, cuidar mais da casa e da família e ter flexibilidade de horários para realizar as atividades pessoais. Porém, o empreendedor precisa colocar na mente: não dá para possuir um negócio de sucesso, sentado no sofá, em frente à TV. É preciso separar um cômodo da casa e transformar aquele lugar em um local de trabalho. Quando você está concentrado em algo, as chances de dar certo são muito maiores", aconselha Sandenys.

Quais práticas você adota para aumentar sua lucratividade e produtividade no e-commerce? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para novas orientações. Veja também: “empreendedor: parcerias público-privadas na infraestrutura.”

 

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