A pandemia de coronavírus e a política de isolamento social trouxeram outra realidade para milhões de jovens estudantes no Brasil, principalmente àqueles se preparando para fazer as provas do Enem e outros vestibulares de universidades públicas e privadas. Mesmo com a situação dos exames ainda incerta, a rotina de estudos diários deve de ser mantida.

Quem precisou se adaptar

Maisa Moreira é uma das vestibulandas para este final de ano e conta ter se empenhado, mesmo sem saber como seriam os cenários futuros. “Não fiquei parada nem adiei meu empenho porque não quero perder tempo, nem ficar estagnada sem planos”, compartilha

Fora da escola e da relação presencial com professores e colegas, os estudantes estão buscando instrução on-line. Uma das plataformas digitais de aprendizado é o Explicaê, startup com mais de um milhão de alunos. Recentemente, a entidade firmou uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo para atender a rede pública.  

“Temos de reconhecer como o momento não tem sido fácil para ninguém, especialmente, para esses grupos. Afinal, eles carregam sobre si o peso e a responsabilidade de definir a carreira e o futuro em meio à insegurança gerada pela crise do coronavírus”, diz Gil Vieira, sócio e diretor pedagógico da startup.

Para aliviar essa tensão, Vieira destaca a importância das aulas capazes de oferecer conteúdos em formatos multimídia, combinando vídeo, imagem e texto. Tudo com profundidade nas matérias e assuntos, linguagem jovem e muito bom-humor para atrair a atenção dos espectadores.

Qual é sua estratégia de estudo?

O sócio do Explicaê preparou um roteiro com dez recomendações de ouro para nortear o dia a dia de quem deseja ingressar em uma universidade. Acompanhe:

1 - Amarás os estudos sobre todas as coisas
 
Amar os estudos não é apenas uma necessidade, é um estilo de vida. E em casa, pior: as distrações podem desviar a sua atenção. Ou você ama se dedicar ou vai ficar aí só na embromação, sentado diante do material enquanto a mente faz uma excursão pelo mundo...

2 - Não enganarás a si mesmo sobre os seus aprendizados
 
Nada de ficar se justificando com “mas eu não consigo desse jeito” ou “quando tudo voltar ao normal, eu recomeço”. O dia de hoje não vai voltar... independentemente do futuro, o agora é mais uma oportunidade para você se empenhar. Jogue fora desculpas e use o tempo a seu favor!

3 – Honrarás todas as disciplinas
    
Se você está em casa, acaba caindo naquela de escolher as matérias com as quais você se identifica mais ou tem maior preferência. Arbitrariedade nesse momento não vai dar certo, afinal, na hora da prova, você não poderá escolher apenas as disciplinas de seu gosto. Por isso, não despreze os campos: encare o desafio com equilíbrio e você vai se surpreender com o resultado.

4 - Não matarás horas com distrações
    
Não se distraia com o animal de estimação ou celular. Reserve um tempo para os familiares e para os amigos, mas volte ao trabalho.

5 - Não levantarás falsas crenças
    
O tempo agora não é de lamentar o isolamento social. Acreditar em mundo sem distanciamento como o ideal para estudar é uma crença sem base. Encare a realidade!

6 - Criarás uma rotina
    
Tem muita gente em casa? Análise a rotina de todos e organize a sua. Se pela manhã a família está dormindo ou está mais silenciosa, aproveite esse período!

7 – Manterás a organização
    
Mesmo no conforto do lar, as coisas não podem ser feitas de qualquer jeito. Presenteie-se com a organização: a sua mente lê esse ritmo, bem como a hora e o espaço para o estudo. Ajude-a a manter a ordem.

8. Cuidarás do ambiente    

Observe a iluminação do seu ambiente para não prejudicar a sua visão. Geralmente, no meio da tarde, a luz elétrica já se faz necessária. Se conseguir iluminação natural, melhor ainda. Reserve uma cadeira confortável, espaço para arrumar o material e para escrever. O seu “cantinho” será a sua sala de aula.

9 - Guardarás “domingos e feriados”

Sim, é preciso ter os seus momentos de descanso. Para o lazer, para a religião, para o ócio. Se você restaura suas energias e diversifica os processos, se torna mais produtivo.

10. Honrarás o cumprimento de planos
 
Seus objetivos podem ser reavaliados e, se algo não está indo bem, substitua-os. Entretanto, não abandone seus escopos. Seu planejamento é o seu guia e com ele você vai alcançar a sua aprovação!

Já está seguindo as dicas? Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe