Muitos profissionais preparados não avançam em alguns processos seletivos por cometerem erros básicos durante o encontro inicial com o recrutador. Ou mesmo, em um segundo momento, em uma conversa com o líder da área desejada. Isso porque, é a hora do candidato mostrar, na prática, em uma conversa clara, tranquila e objetiva, parte das suas qualidades destacadas no currículo. Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Marketing pessoal é fundamental em processos seletivos

Os empregadores, muitas vezes, criam vagas para quem os convencem em poder ajudá-los a suprir necessidades e solucionar problemas. “Esse possível gestor tem apenas uma pergunta em mente durante a entrevista para uma vaga. Aliás, é a mesma feita por um comprador ao considerar se deve ou não adquirir um produto ou serviço. No caso, o “patrão” é um cliente. Logo, o questionamento é: o que eu ganho com isso?”, analisa a sócia da MC Coaching & Consultoria, Mari Clei de Araújo.

Assim, o salário, por exemplo, pode ser até aumentado ou diminuído dependendo da desenvoltura ao vender sua imagem e suas habilidades. Logo, antes de ir para uma seleção, o aspirante deve ter em mente esses dois itens essenciais: toda empresa tem necessidades a serem supridas, problemas para resolver. Por isso, é importante se preparar e conhecer a atuação, missão, valores e dores do negócio para o recrutamento.

O mundo corporativo está difícil para pessoas de diversas áreas e níveis de formação. A ideia de quem tem ensino superior não fica sem emprego já não faz mais sentido, pois nos últimos anos houve um crescimento no número de pessoas nas universidades. “O momento exige cada vez mais a qualificação do trabalhador. Hoje, apenas a graduação não é suficiente. Logo, especialização, extensão, cursos de formação livre, participação em pesquisas, são importantes para complementar o CV e torná-lo um destaque dentre outros pretendentes”, explica a coordenadora de seleção do Nube, Helenice Resende.

Atente-se aos anseios da companhia

Em vista disso, Mari Clei elencou algumas dicas e alertas para passar por essas fases de maneira eficaz. Veja:

Pontualidade - em muitas empresas há uma orientação clara para os selecionadores não contratarem atrasados. Então, redobre seu cuidado e calcule com bom-senso o tempo real preciso para se locomover ao local, caso presencial, considerando o trânsito e todas as demais variáveis. Contudo, diante da pandemia, a grande maioria dos procedimentos tem acontecido on-line. Logo, é importante estar atento a sua conexão de Internet. Algumas companhias utilizam plataformas como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams ou até o Skype. Sendo assim, verifique um dia antes se está tudo funcionando bem.

Outro ponto fundamental é ficar pronto cerca de 15 minutos antes. Inclusive, avalie a iluminação, o fundo do local onde escolheu – cuidado para não aparecer desorganização nesse espaço. Cheque também a altura da mesa para você conseguir olhar de frente o entrevistador. Bem como, centralize a imagem com parte do seu corpo com se fosse uma foto 3x4. Por fim, caso exista algum barulho, use o microfone do celular para garantir um som nítido e claro da sua fala.

A primeira impressão conta muito - as primeiras impressões são quase sempre visuais, então, vista-se bem. Segundo algumas estimativas, suas roupas, podem somar 95% da primeira impressão do líder sobre você. No entanto, como escolher a roupa certa? Em primeiro lugar, entenda como aquela corporação funciona e qual é a sua cultura interna, dessa forma, procure se vestir como os colaboradores da marca.

Para as mulheres a sugestão é uma maquiagem suave, blusa e calça discretas e sapatos confortáveis. Já, para os homens, tenham cabelo e barba em ordem (hoje em dia não é mais necessário retirar a barba, mas é crucial ela estar limpa e aparada), camisas sem muitos desenhos e calçados discretos. A recomendação para ambos é sentir-se confiante e elegante ao mesmo tempo, sem abandonar a sua própria personalidade e estilo. Mesmo na entrevista on-line, vista-se como se fosse um encontro face a face.

Saiba se vender - para se sair bem, lembre-se: todo empresário tem carências a serem atendidas e problemas a resolver. Contudo, ele tem uma grande dúvida sobre os benefícios obtidos contratando você. Por isso, seu grande desafio é responder adequadamente essa pergunta. Assim, seu dever é mostrar, com entusiasmo, sua capacidade em atingir aquele resultado.

Nesse sentido, o Nube disponibiliza um curso gratuito e on-line sobre marketing pessoal. Ele visa ajudá-lo na construção eficaz de seu cartão de visitas, ou seja, sua imagem. Nele, há dicas sobre o comportamento nas redes sociais, vestimenta, postura verbal e corporal. Além do mais, vale certificado de horas complementares.

Estudo e planejamento - primeiro, esteja atualizado sobre os acontecimentos recentes no mundo e, em especial, na cidade onde existe a vaga. Segundo, estude a entidade, seu mercado de atuação, mercadorias e concorrentes. Dessa maneira, compreenda quais são suas principais dificuldades.

Prepare sua memória - treine sua mente, lembrando dos momentos mais marcantes da sua carreira e das suas conquistas. Isso passará segurança e objetividade, dois atributos muito positivos. Anote em um papel, suas realizações profissionais, situações de gerenciamento com a equipe, seu dirigente ou mesmo circunstâncias do dia a dia nas quais suas emoções foram colocadas à prova.

Faça boas perguntas - fique atento e aproveite boas chances para fazer perguntas inteligentes e pertinentes. Todavia, não questione coisas simples demais, pois qualquer um poderia obter essas respostas em uma consulta rápida no Google. Isso passaria uma imagem contrária: de não ter procurado nada sobre a instituição.

Portanto, “a dica é nunca parar de estudar, manter-se sempre atualizado e buscar criar uma boa rede de contatos. Com isso, sempre ficará sabendo das melhores possibilidades”, complementa Helenice.

Como você se prepara para entrevistas profissionais?

 

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