Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prepare-se-para-retornar-ao-mercado-de-trabalho

Prepare-se para retornar ao mercado de trabalho 

Notícia | 08/09/2020

Giovanna Cavalli

A flexibilização de alguns setores traz a esperança para mais de 12 milhões de desempregados retornarem ao mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa do Nube, com 52.886 participantes, 53,68% dos candidatos estão otimistas por encontrar uma oportunidade em breve. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Novas tendências indicam modernos caminhos

Nesse sentido, para auxiliar os aspirantes pela recolocação ou inserção no mundo corporativo, o doutor em psicologia social, Celson Hupfer, e o fundador e CEO da Gama Academy, Guilherme Junqueira, elencaram algumas dicas para esse processo. Veja:

Redes sociais - um bom caminho para a busca de emprego são as mídias. Hoje em dia elas ultrapassaram a barreira do entretenimento e são vistas como facilitadoras no recrutamento. “O Linkedin é um excelente local para fazer networking e estar por dentro das novidades das suas marcas favoritas. Já o Facebook também pode ser positivo, pois além da categoria para quem procura uma vaga, ele possui vários grupos direcionados a isso. Logo, o ideal é manter as redes profissionais atualizadas”, comenta Hupfer.

Outra opção é acessar frequentemente sites especializados no assunto. Eles são atualizados diariamente com as novas chances e ainda é possível filtrar as vagas de acordo com seu desejo profissional. Para quem anseia por um estágio ou aprendizagem, por exemplo, a plataforma do Nube disponibiliza entre quatro e cinco mil vagas por semana.

Vídeo - o sistema de seleção está basicamente todo no ambiente virtual, dadas as circunstâncias, por meio de entrevistas por vídeo. Para isso, é importante o indivíduo anotar os principais pontos para abordar, bem como, avaliar a conexão com Internet e se a câmera está funcionando devidamente. Além disso, deve tomar cuidado a vestimenta e com a postura.

Habilidades do futuro - esteja ciente das skills do futuro. Ou seja, as competências mais procuradas por grandes companhias, diante das necessidades do mercado. Entre elas estão: capacidade de liderança, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, empatia, gestão, criatividade, pensamento crítico e comunicação.

Seja objetivo - tenha um interesse genuíno na conversa, procure ouvir bastante e com atenção o recrutado. Seja claro: não conte a sua história desde quando era criança. Isso, não significa ser extremamente sucinto, mas, sim, ir direto ao ponto e valorizar o tempo do profissional do outro lado da tela.

Fale seus pontos fracos e fortes - Autoconhecimento é muito importante. Então, tenha de fato “na ponta da língua” quem é você, suas características e aquelas as quais precisa desenvolver, tanto do aspecto técnico quanto comportamental. Nesse contexto, é legal também trazer exemplos de experiências anteriores.

Esteja disposto a aprender - seja pró-ativo e disposto a aprender. Ou seja, demonstre entusiasmo com a possibilidade de integrar aquele time e sua dedicação em pertencê-lo, independentemente das suas aptidões.

Faça cursos, mesmo os gratuitos - “com a maior oferecimento de cursos on-line e gratuitos, algumas pessoas mudaram o comportamento e passaram a estudar, ler e se dedicar mais às atividades intelectuais. Essa atitude deve permanecer mesmo depois da pandemia”, alerta Junqueira. Logo, especialize-se em assuntos sobre o setor de interesse.

O Nube também oferece conteúdos EAD com temas relacionados à carreira: como administrar o tempo, marketing pessoal, como ter sucesso em processos seletivos, como elaborar um currículo, entre outros. Além do mais, valem certificado de horas complementares.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Como você tem se preparado para o novo mercado?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete