Um desafio enfrentado por quem abre um estabelecimento é saber maneiras de garantir a alta performance. Portanto, encontrar meios de superar as adversidades é essencial, principalmente em momentos de crise e de instabilidade econômica.

Os proprietários de pequenas empresas, presos entre dificuldades financeiras e riscos à saúde, precisam aprender a operar da maneira mais eficiente possível, na segurança do home office. “Os empresários tendem a ser pessoas sociais, mas não é possível administrar uma empreitada sem conversar com parceiros, fornecedores, funcionários, prospects e clientes regularmente”, afirma Tathiane Deândhela, palestrante e expert em produtividade, marketing, negociação e liderança.

Segundo a especialista, alguns empreendimentos fecharam suas portas durante esta pandemia e nunca mais reabrirão. Outros enfrentarão a tempestade e irão se posicionar para prosperar do outro lado. “Os executivos não podem controlar a data final da crise, mas podem administrar suas ações enquanto isso”, explica.

Do outro lado

Não só os gestores passam por desafios para alavancar as estatísticas. Os colaboradores também devem superar a nova forma de trabalho para entregarem suas tarefas. “Eu achei estranho no começo, mas agora já me acostumei”, conta Daniela Pires, estagiária de direito, em Campinas, sobre o cotidiano remoto.

Pensando em ajudar quem precisa de um “help” nesse momento incerto, a palestrante separou sugestões essenciais. Veja:

1) Delegar trabalho sempre

A economia de tempo sem a necessidade de se deslocar é inegável, mas é fundamental esse tempo “ganho” não ser desperdiçado em tarefas capazes de tirar a atenção para os objetivos reais. O labor administrativo, manutenção e contabilidade consomem uma energia valiosa e pode ser direcionada para áreas mais lucrativas.

2) Aperfeiçoe a arte da supercomunicação

No ambiente físico, a convivência diária, as interações entre as reuniões e a linguagem corporal compõem uma quantidade surpreendente de comunicação interpessoal. Sem essas muletas, é preciso dar mais atenção à estratégia regular de conversação digital para manter a equipe, parceiros e consumidores na mesma página.

“Quando utilizamos a interação virtual é preciso encerrar todas as conversas com uma expectativa clara, reafirmando os acordos, como no exemplo: ‘então vamos iniciar o planejamento em duas semanas. Isso está correto?’”, sugere Deândhela.

3) Gerencie o estresse de um cronograma apertado e espaço de trabalho definido

“Pegar no batente” em casa não muda apenas o espaço do escritório. A quarentena também altera a rotina matinal, como são feitos os intervalos para almoço e café, além de como se encerra o dia. “Seguir uma agenda rígida para impedir pensamentos negativos ou diminuir a produtividade é fundamental. Eu sempre sugiro se vestir como se estivesse indo ao escritório para o cérebro entender a hora de produzir e não de descansar”, afirma a especialista.

4) Defina metas de curto prazo e registre seus benchmarks

É possível criar um plano de três anos para o negócio, mas isso fica complicado quando ninguém sabe como será a economia daqui a um mês. Objetivos de curto prazo podem aliviar a ansiedade reprimida, fornecendo provas concretas de progresso. “No contexto atual, provavelmente a empresa não conseguirá atingir os escopos conquistadas em 2019, portanto, é fundamental criar desafios diários e semanais para fornecer mais contexto ao negócio e manter a energia concentrada em uma direção positiva”, diz.

5) Quando você sair do trabalho, saia de verdade

Os empresários estão estressados e desejam fazer absolutamente tudo para manter os projetos saudáveis, mas nada disso é possível se nunca se desconectar e pegar um momento para respirar. É importante dedicar um período todos os dias para se afastar, passar algum tempo com a família, fazer exercícios, meditar, ouvir música ou ler um livro. “A empresa merece um gestor atuando da melhor maneira possível, mas quando você se esforça ao ponto da exaustão, acaba ficando sem combustível. Não importa quão jovem seja ou quanto se importa, é preciso dormir e descansar para ser o líder ideal”, explica.

Um dia, isso também passará. “Isso não acontecerá agora, então não gaste o presente esperando pelo futuro. Aprenda a ser o seu “eu” mais produtivo em casa, para manter seus resultados avançando durante e após a crise”, finaliza.

Como ampliar a produtividade? Descubra!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe