A pandemia derrubou algumas barreiras antes vistas com certo preconceito e isso abriu novas oportunidades de trabalho. Contudo, o que esperar do “novo normal”? Quais habilidades devem surgir? Como os gestores e as empresas contribuirão nesse recente cenário? Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Os profissionais precisam se atualizar

Essa moderna dinâmica laboral obrigou as organizações a mudarem o seu modelo de gestão e a forma de conduzirem seus times. “Estar próximo das equipes, realizar mais reuniões e feedbacks e ter uma rotina estruturada serão essenciais para o desenvolvimento e a continuação do serviço, assertivo. Tudo isso, aliado a um olhar mais solidário e empático, entendendo as necessidades e desafios de cada colaborador”, explica o coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, Paulo Lira.

Nesse sentido, o planejamento e a ordem das prioridades são pontos cruciais para os profissionais, seja em home office ou no ambiente corporativo. Essas habilidades serão cada vez mais buscadas nos contratados, assim, as cobranças não serão mais medidas pelo tempo, mas pelas entregas realizadas. Bem como, a inteligência emocional, facilidade na adaptação e resiliência.

Logo, esses são termos bastante discutidos nos últimos anos e ficarão ainda mais em destaque. “As três capacidades se complementam, ajudando a manter o foco, aumentar a produtividade e ainda evitam o impacto do estresse na saúde. Isso, melhora o relacionamento entre o staff”, analisa o acadêmico.

Outro ponto é a educação continuada. Assim, independentemente da crise, estar sempre se atualizando e estudando é essencial para indivíduos de qualquer área, ainda mais com as mudanças rápidas nos negócios. “A pandemia ajudou na aceleração digital das companhias, por isso, é importante os candidatos estarem aptos a acompanharem essas transformações e não só em nível técnico, mas aprimorando as já conhecidas soft skills", ressalta o coordenador.

E os gestores, como ficam?

Os líderes já vinham passando por mudanças profundas nos últimos anos e a crise veio para contribuir ainda mais com essa renovação. Empatia, confiança e a aproximação com seus auxiliares são essenciais, principalmente neste período e continuará também no pós-quarentena . A partir daí, o gestor conseguirá aprender a delegar as tarefas de forma ainda mais eficiente. Segundo o especialista, o primeiro passo é conhecer o público interno, saber os pontos fortes de cada membro e, por isso, é tão importante essa aproximação.

A proatividade, antecipação de diferentes cenários e uma visão 360 também são requisitos determinantes para esses cargos no futuro laboral. “Com isso, é preciso articular um propósito, ou seja, a maneira pela qual iremos atender os importantes fatores da sociedade, de nossos clientes e fornecedores. Um conceito-chave é a capacidade de preparar recursos humanos para essa empreitada. Somente as instituições preparadas com estratégias suficientes conseguirão mudar o centro de gravidade de negócios”, expõe o presidente da DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal.

Assim, de acordo com o presidente, o mundo atual requer um modelo mental de comercializações fundamentalmente diferente. Ou seja, envolvendo a complexidade, a incerteza, a interdependência, o pensamento sistêmico e uma perspectiva em várias escalas de tempo. Em especial, abraçando o estudo de cenários, desde o menos desejável, porém, o mais demandante.

Portanto, “este é um momento de reflexão, as inovações trazidas com a instabilidade causada pelo Covid-19 estão modificando de forma mais rápidas conceitos e tendências antes em curso. Contudo, conseguir identificar oportunidades e entender as carências e perfil dos cooperadores será essencial para o desenvolvimento das corporações quando essa situação delicada passar", finaliza Lira.

O primordial é dar o primeiro passo para se reinventar. Por isso, explore as oportunidades e mantenha-se sempre atento e informado. Então, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Vamos nos adaptar a essa nova realidade juntos. Como você tem visto as mudanças no mercado de trabalho?

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe