O número de desempregados no Brasil chegou a 12,234 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde a primeira semana de maio, início da série histórica da pesquisa do IBGE, o total de cidadãos sem uma colocação cresceu 24,6%, ou 2,4 milhões de indivíduos a mais em busca de emprego.

 

A crise econômica também fechou cerca de 522,7 mil empresas pelo país na primeira quinzena de julho. Entretanto, como se recolocar no mercado em meio a tudo isso? Veja dicas de Erika Linhares, executiva especializada em comportamento em organizações, palestrante e pedagoga.

 

  1. Não se culpe. Não é momento para essa ação, nem de se sentir menos competente por ter sido demitido. Estamos vivendo uma turbulência mundial e isso influencia corporações, profissionais e o mercado de trabalho. Os pedidos de seguro-desemprego, por exemplo, aumentaram 13,4% em 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Até o momento, foram 502 mil a mais.

 

Peça ajuda se não estiver se sentindo emocionalmente bem. Desabafe e se fortaleça. É importante para se sentir seguro e pronto para ir atrás de uma nova chance.

 

  1. Pense como pode melhorar. Depois de superar o momento de fragilidade da perda, prepare-se para agir e buscar oportunidades. Analise se você possui habilidades com necessidade de melhoria e corra atrás de cursos para aprimorar seu aprendizado. 

 

Se o inglês não está bom, por exemplo, encontre um curso para voltar a praticar. Invista tanto em melhorar competências técnicas quanto comportamentais. No pior momento, precisamos investir em nós mesmos e nos aprimorar, afinal, vamos enfrentar mais concorrência.

 

  1. Parta para a ação. Atualize seu currículo profissional e também o Linkedin. Vá atrás de corporações nas quais você tem interesse em trabalhar e procure chances nelas. Direcione o seu perfil para a vaga de interesse. Deixe claro qual é o cargo desejado e seus reais objetivos profissionais.

 

Não deixe de usar o networking, pois ele é fundamental. Quando há muita gente disputando uma vaga, a indicação faz a diferença na escolha do profissional. Não tenha vergonha e peça!

 

  1. Prepare-se bem para a entrevista. Pesquise muito bem sobre a organização para a qual está se candidatando. Planeje também quais coisas dirá sobre si mesmo. Tenha na ponta da língua as principais experiências já vividas e explique quais resultados conquistou. Detalhe de forma objetiva quais foram os principais desafios enfrentados, estratégias adotadas e os aprendizados advindos de cada um.

 

  1. Não desista. Se não conseguiu aquele emprego tão sonhado, não se deixe desgastar e perder energia. Persista e busque outras brechas. Se não estiver se bem, como irá se sentir seguro em uma próxima entrevista? Prepare-se e se considere vencedor desde já. Seja resiliente!

Se quer saber mais dicas sobre como conquistar uma vaga, assista nossas matérias da TV Nube. Entrevistamos especialistas capazes de desvendar os segredos dos processos seletivos e acabar de vez com o terror das dinâmicas. Você pode ficar por dentro aqui

Aproveite e realize também nosso curso gratuito “Tenha sucesso em processos seletivos”. Ele apresenta dicas assertivas e exercícios teóricos para facilitar a sua entrada no mundo corporativo. Aprenda a enfrentar esse desafio sem medos! A capacitação está organizada em seis módulos, visando apresentar um novo conceito em cada etapa. Ainda vale um certificado de cinco horas complementares. Não perca!

Como está sua situação profissional neste momento?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe