Diante de uma crise como essa, causada pelo Covid-19, precisamos pensar diferente. É necessário sermos criativos, adaptáveis, pois é preciso entregar valor real, independentemente do contexto, seja para os clientes ou líderes. Por isso, alguns princípios ágeis podem ajudar a aumentar a produtividade, principalmente, na atuação a distância. Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

É preciso se adaptar!

Nesta pandemia, estamos vivendo um exemplo muito claro do famoso mundo Vuca. Expressão cada vez mais presente no meio corporativo para descrever características como volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (do termo em inglês volatility, uncertainty, complexity e ambiguity).

No início de 2020, esperava-se uma paralisação geral (volatility), contudo, ainda hoje não sabemos nem como será a situação na próxima semana (uncertainty). Já conseguimos analisar os efeitos no mundo causados por esse vírus (complexity)? Não. Nem mesmo existe apenas uma visão certa ou errada e como devemos proceder (ambiguity).

Nesse sentido, várias empresas ainda mantém seus trabalhadores em casa. Com isso, muitas pessoas vêm passando por dificuldades e refletindo sobre o seu processo produtivo, dadas as repentinas e intensas mudanças de rotina. “As questões são inúmeras, mas uma constatação é certeira: se, operando remotamente, continuarmos agindo da mesma forma como fazemos no escritório, o nosso trabalho não vai fluir. Estamos em um ambiente sem a mesma infraestrutura, distante dos colegas, dividindo espaço com a nossa família, entre outras disputas de atenção”, explica o CEO da Dti Digital, Marcelo Szuster.

Para o CEO da Ahgora, Lázaro Malta, a produtividade também é uma questão complicada não só para os gestores, no quesito “controle”, mas de adaptação individual dos profissionais. “Muitos se sentem até mais rendosos em seu lar, enquanto outros preferem o recinto institucional. Cada um tem suas individualidades e a modalidade não funciona para todos”, analisa.

Agilidade x produtividade

Logo, a agilidade tem a ver com a produtividade no home office? “No manifesto ágil, temos valores e princípios muito aplicáveis nessa realidade cada vez mais incerta. Isso é, a entrega de valor é ainda mais importante e também mais difícil em alguns casos”, complementa Szuster. Assim, o dirigente elencou conceitos essenciais para colocar a “mão na massa” com rapidez e eficiência. Veja:

Comunicação - evite usar apenas o e-mail como forma principal de comunicação. Se quer ser assertivo, ligue pelo celular, chame para uma reunião on-line ou mande uma mensagem no canal interno. O correio eletrônico vai cair em uma caixa lotada e acabará perdendo o timing.

Autoavaliação - uma das frases mais ditas ultimamente é “em casa, estou trabalhando muito mais”. Esse é um ponto de atenção: não confunda mais horas atarefado com mais tempo produtivo. Ou seja, não adianta trabalhar durante 12 horas seguidas e chegar no fim do dia sem ter gerado algo efetivo. Tente perceber as situações embaraçosas e eliminá-las: determine um horário para acordar, tomar café e banho. Organização e autoavaliação é indispensável.

Frequência - os encontros semanais de planejamento dos próximos passos e as reuniões diárias de andamento dos projetos podem ser bons aliados na busca por transparência. Logo, manter a frequência desses ritos é fundamental. Nesses momentos é importante os participantes falarem de suas dificuldades, barreiras, processos, conclusões. Dessa forma, podem obter ajuda com as atribulações.

Organização - orientações claras pensadas pelo time mantém a relevância do seu público final. Então, organize-se para conseguir passar os feedbacks e novos direcionamentos mesmo distante. Quando a equipe conseguir cumprir as tarefas, reconheça, pois sempre é tempo de comemorar as conquistas e continuar motivando os colaboradores.

Motivação - estar alinhado com o grupo é essencial. Para isso, podemos usar ferramentas como Trello, Hibox, Run Run, Mondays, Mural, Draw.io. No entanto, esses softwares não resolvem os problemas de engajamento. Logo, o propósito tem de ser ainda mais difundido, pois tem a ver com cultura e com motivação.

Com confiança e resiliência vamos enfrentar essa nova realidade. Seja empático e coloque as dicas em prática. O Nube está com você! Você tem sido ágil?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe