Funcionários felizes são melhores para o sucesso das empresas? De acordo com a ciência, a resposta é sim. Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, há uma alta de 37% nas vendas e triplo de criatividade dos profissionais satisfeitos em seu ambiente de trabalho. No entanto, equilibrar essa relação é um desafio para muitos gestores.

Renner Silva, engenheiro, mestre em ciência da educação e professor da PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, aponta alguns dos caminhos para uma companhia conseguir melhorar significativamente o seu clima organizacional e, consequentemente, ter maior produtividade. “Muitas de nossas corporações atendidas estavam se preocupando com o treinamento de vendas. Porém, sem saber de um triste fato: mais de 50% dos colaboradores estavam em estado leve, moderado ou agudo de depressão”, comenta.

Segundo o especialista, é primordial os líderes criarem um ambiente positivo capaz de estimular um bom astral entre o time. “Nossas aflições, dores e sofrimentos só existem em nossa mente. Sentimentos como ansiedade, culpa, medo, angústia, estresse e dependência emocional estão diretamente ligados aos nossos pensamentos, para não dizer, tão somente conectados a eles”, explica Renner.

No entanto, para o engenheiro: “não estamos falando de contos de fadas e nem de satisfazer todas as vontades do trabalhador, afinal estamos lidando com negócios.” Além disso, segundo Marcial Francisco Losada, psicólogo e consultor, existe uma razão entre interações positivas e negativas dentro do ambiente corporativo. Afinal, cobranças, metas e feedbacks são essenciais para o desempenho máximo da equipe e podem melhorar o clima organizacional.

Pensando nesse cenário, confira algumas dicas destacadas pelo especialista para melhorar o bem-estar dos times e gerar resultados positivos.

Significados de cargo

Diferente de descrição de cargo, Losada sugere o conceito de significado de cargo como uma das medidas capazes de trazer mais engajamento dos profissionais a seus ofícios. “É um dos pilares de nossa felicidade, o ‘propósito de vida’. Segundo uma pesquisa realizada em um hospital pela Universidade de Harvard, em quadros gerais, a equipe de limpeza era muito mais motivada com seu trabalho quando comparado aos médicos”, comenta.

O estudo demonstrou como quando questionados quanto a suas atuações, os funcionários afirmavam não apenas limpar, mas também salvar vidas, impedindo doenças se proliferam. Já alguns médicos, por outro lado, relataram apenas atender pacientes e realizar cirurgias.

Promova o Dia da Gratidão

Uma das sugestões do gestor é incentivar posturas ligadas a gratidão e emoções positivas. “Você já deve ter ouvido falar: agradecer faz milagres e é uma verdade. Nossa felicidade está diretamente ligada a algum tipo de sentimento otimista. Infelizmente, nossa mente, naturalmente, tende a ser ingrata. Então, temos a responsabilidade de trazer à memória dos nossos colaboradores momentos bons ou ruins da semana para os quais somos gratos de alguma forma. Promover um dia por mês para isso tende a melhorar o clima da empresa”, sugere.

Alinhe metas

Instituições possuem metas e elas só são alcançadas com a ajuda e profissionalismo dos funcionários. “A solução é simples: o líder de cada grupo precisa estar mais próximo e ter um tempo individual com cada liderado. Nesse tempo, eles irão colocar no papel as metas, onde a companhia pretende chegar e os objetivos pessoais do colaborador. Assim, perceberá como a instituição, por meio do seu líder, está preocupada com a sua conduta individual”, aconselha Losada.

Quais são as práticas adotada para um time mais feliz e produtivo? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para novas orientações. Leia também “Gerando líderes empáticos e autênticos.”

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe