Inovação tem sido a palavra de ordem dos últimos meses. As plataformas digitais, com todas as suas funcionalidades, indicam as transformações nas quais as organizações precisam se adequar para sobreviver. Porém, como serão essas novas tendências diante do "novo normal"? Para isso, será essencial se encaixar no modelo híbrido de negócios. 

De acordo com pesquisa realizada pela FIA e FEA-USP, 70% dos executivos brasileiros se sentem motivados a continuar atuando no modelo home office depois do término do período de isolamento obrigatório. Para Carlos Baptista, especialista em transformação digital, o trabalho remoto é uma realidade sem volta. “Agora é o momento de fazer as pessoas se sentirem conectadas, despertando nos colaboradores o senso de pertencimento. É preciso dar voz aos indivíduos para abrir caminho à construção de novas ações em conjunto”, sugere. 

Para as empresas não se perderem nesse processo de retomada ou permanência no teletrabalho, é preciso buscar estratégias. O especialista destaca ser fundamental avaliar a dosagem da frequência de cada modalidade, entre remoto e presencial. O mundo ficou mais imprevisível, as pessoas e negócios descobriram novas necessidades e alguns aspectos precisam ser contemplados nessa estratégia”, aconselha Baptista. 

Processos

De acordo com ele, a metodologia escolhida para os próximos meses deve ser marcada por agilidade. “O modo antigo de gerenciamento precisa evoluir. Ser ágil não é uma questão de tecnologia e sim de mindset. Por isso deve se buscar o conceito de business agility (agilidade de negócios). O foco deve ser o resultado, dessa forma, seja flexível em relação aos processos implementados”, ressalta. 

Na opinião de Adriano Filadoro, diretor-presidente da Online Data Cloud, o atual momento fez muitos líderes reavaliarem rapidamente seus procedimentos. "Todo esse movimento de transformação digital permite encontrar modelos mais criativos. É hora de repensar prioridades e alocação de recursos”, comenta. 

O especialista destaca, como por exemplo, a utilização de recursos como a nuvem e investir na infraestrutura de TI  colaboraram para muitas companhias permanecerem em destaque e sobrevivendo às dinâmicas remotas. “Embora medidas restritivas comecem a perder força no mundo todo, muitas instituições percebem vantagens adquiridas com a modalidade remota devidamente estruturado", avalia Filadoro.

Pessoas

Nesse novo modelo híbrido, se uma empresa tem suas equipes distribuídas entre escritório e home office, será essencial se atentar às questões de comunicação e engajamento. “Não há "guia de instruções", mas o caminho para manter os times integrados e afinados diante desse novo modelo deve estar embasado na cultura da instituição. É preciso desenvolver o senso de empoderamento e confiança no seu profissional, enquanto os colaboradores precisam desenvolver a autogestão, responsabilidade e autonomia”, aconselha Baptista. 

Estratégia

A adoção de novas tecnologias e ferramentas deve ser parte integrante dos próximos passos, independentemente da área ou tipo de negócio. “O mix entre físico e digital é inevitável. A loja física precisa se atentar para a presença digital e comércio eletrônico. O negócio virtual precisa manter canais possibilitando a personificação das soluções. A tecnologia é a grande aliada, permitindo mais proximidade, flexibilidade e comunicação entre todos. Só precisamos ficar atentos para não substituir definitivamente o contato com o ser humano”, destaca o especialista. 

Seu empreendimento adotará o modelo híbrido? Para isso, é preciso seguir algumas orientações. Veja também a matéria “Trabalho remoto permanente? Veja dicas de especialistas.”

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe