O surto de Covid-19 impôs uma nova realidade para pessoas, famílias e corporações. Medidas rígidas de distanciamento social, assim como de higienização, passaram a ser norma para empreendimentos os quais seguem trabalhando ou retomando suas atividades após a quarentena. 

“Em um momento como esse, precisamos usar todos os recursos disponíveis para manter os negócios ativos e as pessoas saudáveis. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse desafio”, reflete o presidente da Zebra Technologies no Brasil, Vanderlei Ferreira. Segundo ele, empresas de setores diversos, como varejo, comércio eletrônico, indústria, logística e saúde podem se beneficiar do uso de soluções tecnológicas para minimizar ou eliminar o contato físico entre equipes e clientes.

Fique por dentro de quatro tecnologias capazes de ajudar os estabelecimentos a operar de maneira segura em tempos de distanciamento social:

Inteligência Artificial (AI)

A Inteligência Artificial, conhecida por meio de assistentes de voz como Siri e Alexa, está ajudando empresas dos mais diversos setores no atendimento ao cliente desde antes da pandemia. É o caso de bancos, por exemplo, os quais disponibilizam chatbots para interagirem com o correntista por meio de uma tecnologia baseada em algoritmos e aprendizagem automática. O usuário digita sua dúvida e a inteligência artificial responde, podendo encaminhá-lo para uma central de suporte caso o problema não seja resolvido. 

Em períodos de quarentena, o uso desse tipo de solução pode significar centrais de chamadas mais enxutas e facilmente passíveis de serem adequadas aos novos parâmetros exigidos no ambiente de trabalho. 

Internet das Coisas (IoT)

Nos Estados Unidos e em países da América Latina, sensores conectados por meio da IoT estão sendo usados para garantir a manutenção da distância recomendada entre os times de um escritório, uma fábrica, uma loja ou galpão. Localizados nos uniformes ou nos crachás de identificação dos funcionários, os dispositivos avisam ao sistema quando duas pessoas estão muito próximas, fazendo soar um alerta. 

Na área da saúde, a tecnologia também está sendo usada para medir a temperatura de pacientes sem necessidade de aproximação da equipe médica. Isso é feito por por meio de termômetros, os quais funcionam a distância, ou de sistemas onde o próprio paciente toma sua febre e carrega a informação no seu smartphone.

Dispositivos Móveis

Dispositivos móveis corporativos, como smartphones, tablets, concierges, soluções de personal shopper e impressoras estão sendo usados em hospitais de campanha e postos de testagem drive-thru. Assim, garante-se um auxílio mais seguro, simples e rápido ao paciente, até mesmo fora do ambiente hospitalar convencional. 

Além disso, ajudam as equipes, quando possível, a manterem o distanciamento social ao possibilitarem a comunicação por mensagem de texto e voz entre médicos e enfermeiros. As soluções também viabilizam a atualização digital do prontuário do paciente e evitam o vai e vem de papelada, a qual pode ser uma fonte de transmissão do vírus.

Os sistemas modernos e os benefícios entregues por eles também estão disponíveis para operações de setores como comércio eletrônico, varejo, logística e manufatura. Com fluxos operacionais mais organizados e eficientes, é mais fácil de reduzir os movimentos e interações dos membros de um time.

Cobots e soluções de automação inteligentes

Os cobots, ou robôs colaborativos, foram criados para executar tarefas simples e interagir com os humanos. Eles já estão sendo usados no varejo dos Estados Unidos e de alguns países latino-americanos. São úteis tanto na frente da loja quanto nos estoques e podem ser responsáveis por tarefas repetitivas, como localizar e levar produtos até a estação de empacotamento. 

Seu uso deixa os profissionais livres para trabalhos mais estratégicos e minimiza o número de pessoas no mesmo espaço. Eles também podem ser usados em outros setores, inclusive no da saúde, para entregas de alimentos, exames e medicamentos, por exemplo. 

Porém, não é necessário investir em robôs para aproveitar os benefícios da automação inteligente. Soluções mais simples, como sensores, scanners e códigos RFID, também contribuem para o distanciamento social ao diminuir a necessidade de locomoção das equipes pelos depósitos em busca de produtos, por exemplo.

Contratação remota

As empresas com vagas abertas também podem preenchê-las com a ajuda da tecnologia, evitando aglomeração. No Nube, tudo pode ser feito digitalmente. O processo começa com o cadastro do estudante no site, passando pelo direcionamento do perfil às vagas aderentes. Os recrutadores podem aplicar testes remotos e também fazer uma entrevista por vídeo

Por fim, o Termo de Compromisso de Estágios - TCE é assinado digitalmente, com a empresa parceira Assine Bem. A ação tem validade jurídica e fatores de segurança garantidos. 

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