A pandemia representa uma circunstância completamente sem precedentes na história da sociedade moderna. Foram incontáveis as transformações provocadas e impulsionadas na rotina das pessoas, principalmente com respeito à maneira de trabalhar, ensinar, aprender e se relacionar com os outros.

Qualificação é o foco para a crise

Segundo um estudo promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), até abril de 2020, mais de 60 países já adotaram o home office como uma alternativa ao trabalho presencial. Durante esse período, segundo Luiz Alexandre Castanha, especialista em gestão de conhecimento e tecnologias educacionais, surge a oportunidade para profissionais e corporações focarem em qualificação.

Quem se atentou a isso

Essa foi a principal iniciativa de Carlos Mendes, em Santos (SP). Ele aproveitou o tempo livre da quarentena para procurar qualificação e especialização pela Internet. “A gente nunca pode parar de procurar novos conhecimentos e esse momento foi propício para mim”, conta.

EAD como solução

De olho nessa tendência, as empresas começaram a adotar metodologias de ensino a distância (EAD) em seus treinamentos e ações de educação corporativa, buscando melhorar o desempenho dos colaboradores. “A questão é: como garantir que os programas de capacitação sejam eficientes também em ambientes digitais? Além disso, como o colaborador pode fazer para se engajar mais em algo feito pela tela do computador?”, indaga Castanha.

O empenho é a chave para o êxito

Mesmo antes da pandemia, essa modalidade  de instrução remota já estava em plena ascensão. “Da mesma forma como nos cursos presenciais, o empenho e participação do aluno são itens fundamentais para conseguir um alto rendimento. No entanto, a tecnologia pode ser uma grande aliada”, garante o especialista. “O colaborador pode explorar desses recursos digitais para favorecer a sua eficiência em capacitações”, continua.

O estudo on-line começa pela familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). “Além do básico de garantir um local reservado e sem distrações para assistir aos conteúdos, o AVA pode se tornar uma verdadeira sala de aula. É nele onde estarão concentrados todos os materiais, o calendário com a programação de tarefas, as atividades a serem concluídas, além dos contatos dos professores e estudantes”, explica.

O que pode te ajudar nesta etapa?

“Existem diversas opções de aplicativos, por exemplo, para bloquear as redes sociais por um tempo, gerenciador de obrigações para não se esquecer de nada, agendas virtuais, entre várias outras”, aponta. Além disso, o especialista ainda destaca a existência de uma série de devices dotados de recursos inovadores, como a capacidade de isolar ruído externo, multiplicar a conectividade e ampliar as plataformas utilizadas.

Como aprender melhor?

Já no lado de quem planeja e executa as aplicações de conteúdo, a cibernética também oferece recursos e metodologias capazes de aperfeiçoar, e muito, todo o processo. “Por isso, é preciso considerar como conceitos inteligentes de e-learning requerem ferramentas apropriadas, pessoas capacitadas e com tempo para desenvolver isso”, defende.

Outra metodologia aplicada ultimamente é o adaptive learning, fundamental para manter o conteúdo mais interessante e relevante para aumentar o interesse do público. “O conceito consiste, basicamente, em focar em complementar o repertório prévio da audiência. Uma simples pesquisa na web, gerada de maneira gratuita por diversas plataformas existentes, pode evitar esse desgaste”, conta.

Para o especialista,  por conta dos tempos desafiadores, essa é a hora de explorar todo o potencial da comunicação para evoluir.

Adquira velocidade para aprender. Vamos explorar novos conhecimentos?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe