O mundo ganhou um novo cenário bastante caótico devido ao coronavírus. A doença, altamente contagiosa, está impactando diretamente diversos setores de negócios e promovendo grande preocupação para as corporações. Afinal, elas precisam buscar meios de desenvolver melhores práticas, principalmente de biossegurança, caso sejam de uma área indispensável da economia.

Felizmente, as soluções tecnológicas são eficazes nesse sentido. Com elas, é possível realizar muitas atividades remotamente, como reuniões, home office e aulas. No contexto presencial, também há alternativas de marcação de ponto por reconhecimento facial e até mesmo controle de distância entre as pessoas.

Monitor de proximidade

Pensando em auxiliar gestores e empresários durante esse período, nasceu o iSafeWalk, em Curitiba (PR). “É uma ferramenta a qual monitora a proximidade entre colaboradores. Isso evita a contaminação e também mapeia os contatos dentro do ambiente, caso alguém teste positivo para o Covid-19, algo essencial para manter os demais membros saudáveis”, explica Fábio Ieger, CEO da empresa.

A tecnologia tem como base três pilares. O primeiro é o cartão com as informações de cada contratado. O dispositivo conta uma tecnologia bluetooth BLE a qual se comunica uma com a outra e registra todas as informações de proximidade a partir de seis metros. O objeto também vibra quando essa distância é de menos de dois metros. 

O segundo são as antenas instaladas nos ambientes, as quais cruzam informações e monitoram por onde este funcionário passou. Dessa maneira, é possível criar um plano de desinfecção mais eficiente, bem como enviar todos os dados para a nuvem. O terceiro pilar é um software com inteligência artificial o qual processa as bases registradas pelos cartões e antenas. Nele é possível saber todas as interações de cada trabalhador, por quanto tempo ele teve contato e por onde ele passou.

Segundo Ieger, o sistema já está em uso em algumas companhias, entre elas a Unilever, a qual pretende utilizar o programa em todas as fábricas da América Latina. “O projeto foi desenhado para atender médias e grandes companhias com mais de cem funcionários e não há um número máximo, mas qualquer local pode utilizar essa tecnologia”, revela.

Assinatura Digital

Outro serviço em destaque é a assinatura e gestão digital de documentos. A plataforma da Assine Bem tem auxiliado diversas organizações com esses processos. “Um bom exemplo é na contratação de novos colaboradores. Pode-se deixar o modelo pronto e editar os campos de dados pessoais, cargo, função e remuneração. Um ganho de tempo para qualquer área de recursos humanos!”, explica Paula Sino, gerente da Assine Bem.

Com a firma on-line, garante-se ainda a integridade física de todas as partes assinantes, além de não se perderem acordos devido ao distanciamento social. “O meio virtual é mais econômico e seguro quando comparado ao envio por portador. As corporações podem reduzir despesas em até 70% com cartório, motoboys e Correios, bem como folhas, tinta de impressão e controle de arquivo”, informa Paula.

Por meio da criptografia, a segurança dos arquivos na hora da assinatura é garantida. Isso porque a ferramenta tranca o documento no momento da assinatura digital. “Ele não poderá mais ser editado por nenhuma das partes. Portanto, é um método protegido para evitar fraudes”, ressalta Paula. 

Benéfico para todos

Inovações como essas são positivas tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores. Afinal, todos podem se beneficiar de um ambiente de trabalho mais seguro. Portanto, as soluções tecnológicas contribuem com a sociedade e com o motor econômico. 

Quais soluções estão auxiliando a sua empresa?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe