Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
perdeu-o-emprego-durante-a-pandemia

Perdeu o emprego durante a pandemia? 

Notícia | 19/08/2020

Lays Emily

A crise desencadeada pela Covid-19 fez muitas pessoas ficaram sem seus empregos. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil perdeu mais de 7,8 milhões de postos de trabalho no primeiro semestre de 2020. 

Pela primeira vez na história, menos da metade da população em idade de trabalhar está ocupada, isso é, o número de empregados com carteira assinada caiu para o menor nível de todos os tempos. Para Claudia Deris, gestora de carreira, apesar de não ser um momento fácil para manter o ânimo e a disposição diante de tantas incertezas, é importante rever toda sua trajetória. “Aproveite e foque no seu currículo. Reveja todos os cursos feitos, sua experiência profissional. Organize todo esse material”, explica.

Pensando em dar dicas para quem busca uma recolocação rápida no mercado de trabalho, o coordenador de Recursos Humanos da Anhanguera Itaquera, Rodolfo Oliveira, elencou as dicas mais valiosas para construir um CV de qualidade.

Mantenha a simplicidade no formato 

Para a maioria das vagas, o layout e estética são secundários. Apesar de ser muito bom olhar para uma página bem diagramada e coerente, o conteúdo do seu currículo é importante. “Muitas vezes ele pode ser ofuscado por uma cor muito forte, imagens ou mil diagramas e formas. Na dúvida, opte pelo simples: uma página em branco com letras pretas bem dispostas, títulos sinalizados e tópicos coerentes”, afirma Oliveira.

Para o especialista, não há necessidade de colocar fotos, apenas se for exigido pela empresa. “No caso de da solicitação, tente usar uma simples com sua imagem natural e simpática. Evite selfies, fotos em trajes de banho, em viagens, festas ou no espelho. Opte por uma fotografia com boa luz e fundo neutro, isso pode contar muito mais a seu favor”, ressalta. 

Formação, com equilíbrio

Preze por descrever os cursos e certificações mais recentes da sua experiência. “Não é necessário colocar todo o seu histórico, desde o berçário, passando pelo jardim e ensino fundamental, mas é bem-vindo apontar especializações feitas após a graduação. Se você estiver se candidatando para estágio, indique o semestre no qual se encontra, o seu turno e se há a possibilidade de alterá-lo”, explica o coordenador. 

Experiências (ou a falta de)

Para quem está em busca da primeira oportunidade profissional, uma das principais dicas para criar um currículo é enriquecê-lo com outras qualificações: estágios, cursos de idiomas, ações voluntárias, intercâmbios, especializações, workshops, treinamentos e outras habilidades. “O ideal é usar a sua vivência na faculdade como diferencial e deixar claro a busca pela chance para mostrar todo o seu potencial”, orienta Oliveira.

Seja objetivo

Se imagine no lugar do seu recrutador. É comum ao anunciar uma vaga, receber dezenas de documentos diariamente. “Com tantas opções para analisar, não desejam olhar duas ou três páginas recheadas de experiências e cursos incoerentes com aquela vaga específica”, comenta.

Ao organizar as informações, facilite o trabalho de leitura e de interpretação do avaliador. “Acrescente apenas os diferenciais importantes para aquela oportunidade. Por exemplo, se você está se candidatando a um cargo ou a um estágio em administração, um curso de interpretação teatral não vai te ajudar a conquistá-lo.” 

Observe a linguagem

Erros de português podem ser comprometedores para seu futuro em determinado cargo. “Invista em uma revisão detalhada de todo o seu currículo. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, consulte-a em algum dicionário on-line ou ainda, peça ajuda de alguém especializado. Só não vale enviar o arquivo com erros para o avaliador”, afirma Oliveira. 

Simplicidade é o melhor caminho

Para ele, textos imensos, cheios de palavras difíceis e detalhes desnecessários não impressionam ninguém. Pelo contrário, se perdem na pilha de outros candidatos. “Às vezes, na tentativa de chamar a atenção do avaliador, acabamos exagerando na quantidade de informações e o resultado disso é um documento na lata do lixo”, determina.

A fim de te auxiliar nesse processo, o Nube disponibiliza um curso on-line e  gratuito de  "Como elaborar um Currículo". Dessa forma, você aprenderá a valorizar suas experiências e tornar-se mais competitivo no mercado.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe