Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vida-de-estagiario-na-pandemia

Vida de estagiário na pandemia! 

Notícia | 18/08/2020

Vinícius Lima

Dia 18 de Agosto, é celebrado o Dia do Estagiário. A modalidade é conhecida por ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Além disso, é a oportunidade ideal para o aprendizado profissional e para o início da construção de uma carreira de sucesso. No entanto, a pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para milhares de jovens brasileiros: a necessidade de adaptação a uma rotina de aulas e obrigações em casa, conciliando com o ambiente familiar.  

Home office é bem visto!

Apesar dessa nova realidade, a opinião dos mais novos sobre o home office é muito positiva. A conclusão é de um levantamento do Nube com 14.638 participantes de 15 a 29 anos. Os dados chamam muita atenção, porque apenas 10% dos entrevistados responderam ter preferência em  trabalhar alocados dentro do escritório da empresa.

Quem vê os benefícios de atuar remotamente

Camylla Barreto está cursando o último período de administração e trabalha na área de planejamento e controle na Bayer, há um ano e meio, em Belford Roxo (RJ). Ela conta como, antes da pandemia, chegava na empresa às 7h30 e saía às 14h30, direto para a faculdade, esperando cerca de duas horas até o início da sua aula. "O trânsito da região é intenso, então era preferível ir logo em seguida para a universidade, pois não daria tempo de passar em casa. Eu aproveitava esse momento para estudar ou fazer alguma atividade do curso, porém era cansativo", desabafa.

Agora, a futura administradora, focada no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), vê essa modalidade remota sendo mais usada pelas empresas no futuro. "A adaptação para as classes virtuais foi um pouco complicada no início, pois a instituição não estava preparada. Porém, agora já estamos acostumados com esse novo normal, com muita disciplina e organização", afirma.

Segurança jurídica

Muitas companhias ficaram incertas com a determinação da quarentena como recurso para contenção do coronavírus no país. Uma das dúvidas era sobre a possibilidade de estagiários atuarem de casa, afinal, a Lei 11.788/2008, responsável por esse tipo de admissão, não menciona nada a esse respeito.

Entretanto, o Ministério Público do Trabalho publicou recentemente a Nota Técnica nº 11/2020, na qual é estabelecida a regulamentação do teletrabalho para quem estagia e para quem é jovem aprendiz!

Quem foi contratado durante a crise

Já Julia Santos conquistou uma colocação durante a pandemia. Ela tem 29 anos, nasceu em Salvador (BA) e se mudou para São Paulo há quatro anos em busca de novas possibilidades, optando por cursar faculdade de Sistema da Informação. Antes da crise, Julia atuava no setor de tecnologia, porém sua colocação estava em risco, então decidiu procurar outras opções. Recentemente, entrou para esse setor na Bayer, onde deseja se tornar uma líder. "Sou negra, retirante, primeira pessoa da minha família e da minha comunidade a cursar uma faculdade. Meu sonho é atingir um cargo de diretoria e ser inspiração para diversas pessoas", explica.

Saiba como o Mindfulness pode aumentar sua produtividade

A universitária também explica como precisou procurar um pacote de Internet para acompanhar e realizar suas tarefas corporativas, bem como as aulas da faculdade em casa, pois antes passava o dia inteiro na rua, inclusive aos fins de semana. "Eu saía de casa às 7h e voltava meia noite. Para  fazer  tudo a distância, reservei um espaço e organizei um quadro de estudos. Dessa forma, só precisei comprar um serviço de rede. A melhor parte é, pelo fato de estarmos em home office, já conversei com o meu gerente e vou passar um tempo na Bahia para rever meus pais", comemora.

Em busca do primeiro estágio

A adaptação para o novo cenário ainda é um desafio muito grande para os talentos, principalmente para conciliar o ensino, com a rotina familiar e ainda buscar oportunidades para ingressar no mundo corporativo. A falta de um direcionamento mais assertivo tem sido um dos principais obstáculos nessa fase. Por isso, veja algumas dicas de estagiários e profissionais de RH para quem quer impulsionar essa conquista!

Aproveite cursos gratuitos

Diversas instituições e plataformas lançaram cursos gratuitos ou de baixo custo. Então, uma boa iniciativa é dedicar um tempo do seu dia para investir na sua trajetória e, quem sabe, até realizar uma especialização da sua área.

Mantenha seu currículo atualizado

Parece uma dica simples, porém, muitas vezes, as pessoas tendem a deixar um currículo desatualizado no banco de dados da agência recrutadora. Revise suas informações periodicamente em seu cadastro. É importante tudo estar bem redigido e coeso.

Estude as companhias de seu interesse

Entre no site da corporação, saiba mais sobre sua missão, projetos, serviços, produtos, concorrentes e como o mercado está. Se possível, converse com algum profissional da área ou da própria entidade.

Agarre aquele sentimento de motivação

Cada um precisa ter um objetivo funcionando como estímulo para seu esforço pessoal. Por isso, não desanime diante dos obstáculos a serem enfrentados em sua caminhada.

Não desista

Receber um ‘não’ é muito difícil, mas isso não deve te fazer questionar sua capacidade. Outras chances irão aparecer. É importante não desistir!

Veja mais sugestões para ter destaque! Gostou das dicas?

Feliz dia do estagiário!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete