Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-manter-o-foco-estudando-em-casa

Dicas para manter o foco estudando em casa 

Notícia | 17/08/2020

Gabriela Vasconcelos

Estudar em casa se tornou uma realidade para milhares de pessoas durante a crise do Covid-19. As regras de distanciamento social impuseram um novo ritmo, tanto para quem se prepara para concorrer a uma vaga em um curso superior quanto quem já está em sala de aula. Algumas dicas, no entanto, são capazes de facilitar essa nova rotina e podem ser eficazes especialmente se há dificuldade em manter a concentração em ambientes com distrações diversas. 

Antes de tudo é preciso compreender: cada pessoa tem um perfil o qual precisa ser percebido e considerado no momento de montar um planejamento para a aquisição de conhecimento à distância. “O melhor de tudo é: passada a pandemia, as novas habilidades de aprendizagem contribuirão para manter a qualidade dos estudos em tempos normais”, defende Alessandra Schuelter de Moraes, Diretora do IES e da FASC, em Florianópolis (SC). De acordo com ela, existem ao menos sete dicas essenciais para manter o foco e a produtividade mesmo em casa. 

 

  • Escolha um ambiente e mantenha-o organizado: busque um ambiente  silencioso e bem iluminado. Utilize também mesa e cadeira confortáveis, com altura suficiente para você manter os pés no chão e não forçar ombros, cotovelos e punhos ao digitar ou escrever.
  • Crie a rotina e um cronograma de estudo: adapte seu dia às videoaulas e ao período de lições para fixar o conteúdo. Mantenha ainda horários constantes para descanso, alimentação e prática de atividades físicas.
  • Faça anotações em um caderno: quando escrevemos, o cérebro ativa partes importantes para o aprendizado. Por isso, além de ler os textos recomendados pelo professor e prestar atenção nas explicações, é indicado registrar suas anotações em um bloco ou caderno, seja com fichamentos, infográficos e até desenhos. 
  • Afaste as distrações: quando começar a estudar, esqueça televisão, redes sociais, aplicativos de conversa e demais itens capazes de desviar sua atenção.
  • Crie o hábito de ler textos diversos: embora seja uma tarefa aprendida na pré-escola, deve ser exercitada. Para isso, leia regularmente livros, revistas e sites
    Crie um grupo de estudos e mantenha contato com os colegas: se você já participa de um conjunto do tipo, cuide da agenda de encontros virtualmente. Se ainda não tem um, combine com colegas para fazerem videochamadas. 
    Tenha momentos de descanso e lazer: embora não seja recomendado sair de casa normalmente, é preciso manter a saúde mental em dia. Para isso, reserve algumas horas todos os dias para se distrair e descansar.

 

Organização é sucesso

Para ter sucesso nos estudos, a organização é fundamental, especialmente neste período de distanciamento. Afinal, ao passar mais horas em casa, a sensação de sobrar tempo nos faz empurrar nossos compromissos para depois. Por isso, uma das dicas é fazer um planejamento com a finalidade de controlar o processo de aprendizado e a evolução.

A fim de melhorar sua gestão do tempo na rotina de estudos, faça nosso curso gratuito “Como Administrar seu Tempo”. Ele tem como objetivo abordar técnicas de planejamento, a fim de auxiliá-lo em sua vida pessoal e profissional, conhecendo melhor sua rotina e refletindo sobre as vantagens da administração da jornada. Vale certificado de horas complementares de cinco horas! O curso está organizado em quatro módulos, de modo a apresentar um novo conceito a cada etapa. 

Quer mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Temos novos conteúdos diariamente.

Como anda a sua rotina de estudos?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete