Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
orientacoes-para-lidar-com-o-novo-normal

Orientações para lidar com o novo normal 

Notícia | 13/08/2020

Lays Emily

O termo “novo normal” tem sido utilizado para definir as  tendências pós-pandemia do mercado de trabalho e na rotina da população. Diversos cenários surgem nessa fase: se por um lado a retomada gradual já é uma realidade, muitas empresas também irão adotar o home office permanente e outras apostarem em inovações em diversos campos.    

De acordo com levantamento da empresa Dentsu Aegis Network, 77% dos entrevistados já trabalha em planos para a recuperação por meio do uso maior de novas tecnologias. Outro estudo realizado pela empresa Toluna, 63,6% das pessoas acreditam na manutenção do trabalho remoto, da educação a distância (58%), na busca por novos conhecimentos (57%) e revisão de crenças e valores (49,6%). 

No entanto, independentemente do projeto seguido pelas companhias é importante buscar o cuidado com o bem-estar e saúde dos colaboradores. Com o sentimento de incerteza, pânico e estresse em relação ao trabalho, é um desafio manter a mente equilibrada diante de tantas transformações. “Esse cenário com tantas dificuldades acaba produzindo novos gatilhos emocionais, levando muitas pessoas a focarem apenas no lado negativo e esperarem sempre o pior da vida num momento de crise global como esse”, diz a psicóloga Regina Tavares.  

Segundo ela, esse é um dos pilares da inteligência emocional, tão discutida nos dias de hoje: a capacidade de saber lidar com os nossos sentimentos ruins e não permitir assumirem o controle da nossa vida. Pensando em como ajudar os gestores a lidarem melhor com esse “novo normal” e contribuir com a saúde mental de seus contratados no momento de retomada, Diogo Lara, fundador do Cíngulo, app de terapia guiada, listou algumas dicas. 

Crie ações diferentes

Com a volta de todos à sede da empresa, é comum manter um distanciamento e um sentimento de deslocamento por parte dos funcionários. “Mesmo com todos os cuidados de saúde para prevenção do contágio, crie, inicialmente, atividades para a interação, descontração e se aproximarem de alguma forma. Como por exemplo um café de volta ao trabalho, almoço coletivo, massagem, kit de boas-vindas, entre outras iniciativas para sua equipe se sentir bem recepcionada”, comenta Lara. 

Fique próximo da sua equipe

Alguns meses atrás, a adoção do home office exigiu adaptação de todos. No entanto, para o especialista, com a volta ao escritório serão necessários cuidados e atenção ao engajamento. Logo, é muito comum e normal a produtividade cair. “Ainda estaremos vivendo momentos de incertezas, medos e dúvidas, por esse motivo, estar próximo do seu colaborador será essencial. Até mesmo para você enxergar como está sua saúde mental e poder ajudar caso seja preciso”, sugere.   

Continue motivando-os

Cada membro da equipe se adapta de forma diferente e gradativamente, os aspectos externos podem até impactar no engajamento. Por isso, os gestores precisam encontrar as melhores práticas para manter uma comunicação amigável e capaz de motivar. “Reveja metas e entenda o momento de cada um para evitar pressões desnecessárias capazes de prejudicar mais ainda. Incentive cada membro da sua equipe”, aconselha a especialista.  

Seu time voltará ao escritório ou permanecerá a distância? Para ambos os casos, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para novas dicas e orientações. Assista também a nova edição do programa Conexão Ilimitada, da TV Nube, sobre o papel do líder após a pandemia para entender mais sobre esse tema e como agir diante dos novos desafios do mercado de trabalho.  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete