Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
insercao-de-jovens-no-mercado-de-trabalho

Inserção de jovens no mercado de trabalho 

Notícia | 13/08/2020

Giovanna Cavalli

Como estão as contratações durante esse período de isolamento social? Qual será o futuro do mercado de trabalho? Aliás, como ficam os jovens nesse cenário? Essas são algumas dúvidas e preocupações de toda a população quando o assunto é o amanhã, pois todas as esferas estão rodeadas de incertezas.

Panorama sobre o mercado de trabalho

A taxa de desemprego da população brasileira de 18 a 24 anos passou de 23,8%, no 4º trimestre de 2019 para 27,1% no 1º trimestre deste ano. Aliás, um número bem acima da média geral de 12,2% do país no período. Os dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Logo, a juventude foi potencialmente afetada. De acordo com a coordenadora de treinamentos do Nube, Yolanda Brandão, “os jovens, tradicionalmente, são a parcela da população mais vulnerável à desocupação e, diante de dificuldades, a situação se aprofunda”, explica.

Segundo levantamento da Spring Professional, 51% dos segmentos seguem com o congelamento momentâneo de contratações e 30%, apenas, dão continuidade a procedimentos em andamento. Contudo, o estudo trouxe expectativas otimistas: 67% dos empreendimentos estão aspirantes por retomar integralmente as colocações congeladas.

Por isso, mesmo com a impossibilidade de conclusão de processos nesse tempo, seguem buscando talentos e avançando as etapas iniciais de seleção. Assim, 20% são startups de tecnologia, 19% são do segmento industrial, 13% do setor farmacêutico, 10% do segmento de bens de consumo, 10% de bancos e serviços financeiros e 6% da construção civil.

Nesse sentido, para quem segue contratando normalmente há um desafio ainda maior: todo o sistema, em geral, totalmente presencial sofreu adaptações, tais como a entrega de documentos, exames, integração e, até mesmo, nos locais de trabalho. Logo, 55% das corporações precisaram fazer mudanças significativas.

No entanto, as transformações também precisam se estender aos candidatos. Então, é muito importante treinar e fazer simulações das novas formas de entrevistas: on-line. Dessa maneira, certifique-se da organização do ambiente atrás de você e da iluminação. Bem como, teste o microfone, a câmera e lembre-se de avisar as pessoas da casa sobre a gravação para não haver interrupção.

Assim como em uma seleção presencial, fique atento à postura, comunicação e também à vestimenta. Outra dica eficaz é aproveitar a quarentena para adquirir conhecimentos como marketing pessoal. Isso, certamente, fará a diferença no modo como você lida com sua imagem. O Nube, por exemplo, disponibiliza o curso "Marketing Pessoal”, gratuitamente e com direito a certificado de horas complementares.

Grandes interesses apontam novos caminhos a seguir, então, mantenha-se informado. Os especialistas do Nube participarão de algumas lives sobre o assunto. Vale muito a pena acompanhar e aumentar seus conhecimentos. Afinal, o mercado espera contratar os mais preparados. Anote aí e participe:

Quinta-feira, 13 de agosto - Senai CETIQT
Será às 18 horas, pelo YouTube, com a participação do analista de treinamentos do Nube, Lucas Fernandes, neste link.

Quarta-feira, 26 de agosto - Unicarioca
Transmitida pelas redes sociais da instituição de ensino, às 11 horas, com a participação da coordenadora de treinamentos do Nube, Yolanda Brandão, e o tema “mesa com outros agentes de integração”.

Quarta-feira, 23 de setembro - Etec Sales Gomes
Mais uma oportunidade! Dessa vez, às 16h, nas redes sociais da Etec, com o tema “Mercado de Trabalho e Processo Seletivo: como enfrentá-los?”, ministrada pelo analista de treinamentos do Nube, Lucas Fernandes.

Preparado para incrementar seu currículo com essas lives? Participe!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete