O mundo enfrenta uma situação diferente e a pandemia global está impactando direta e indiretamente o mercado de trabalho. Profissionais estão tendo de se adaptarem a novos comuns, para assim conseguirem manter o emprego e ainda serem competitivos.

Segundo o CEO da Heach, Elcio Paulo Teixeira, as mudanças vieram para ficar e o quanto antes você fizer ajustes, menos será o impacto na sua carreira. “Afinal, como toda crise, há oportunidades maiores para quem quer sair na frente”. Pensando nisso, o consultor de RH listou algumas nichos impactados pela pandemia e explica como será possível atuar de modo a sobreviver no universo organizacional após a Covid-19.

Profissionais da saúde

Terão de trabalhar com telemedicina e utilizar recursos tecnológicos remotos para diagnosticar e monitorar pacientes os  quais não precisam ir até o hospital.

Professores

Deverão possuir total domínio tecnológico e atuação forte nas redes sociais, blogs e canais de informações como Youtube e Podcasts.

Advogados

Precisarão dominar o uso de aplicativos de reunião e ferramentas tecnológicas para petição, acordos e rotinas  legais, pois deverão ser cada vez mais utilizadas nas instâncias jurídicas.

Arquitetos

É necessário ter uma preocupação muito maior com o ecologicamente correto, mas sobretudo com projetos capazes de promover a biossegurança doméstica e urbana, mandatória para qualquer idealização.

Biocientistas

A biociência e farmácia terão investimentos nunca vistos antes para estudos de novas medicações dentro de projetos envolvendo verdadeiras "garimpagens" pelo mundo, tornando esses especialistas muito mais itinerantes e atuantes dentro de grupos colaborativos com maior presença dos governos.

Artistas em geral

Como haverá uma tendência maior a se evitar aglomerações, esses sujeitos deverão utilizar plataformas eletrônicas para expor suas criações para os usuários. Isso exigirá maior qualificação tecnológica e muita interação com e-commerces.

Vendedores

Ter domínio de ferramentas de comunicação se tornará essencial no pós corona, pois uma parte considerável dos atendimentos se dará na modalidade à distância, com suporte personalizado.

Personal trainers e academias

As aulas on-line irão crescer muito, tanto as coletivas, quanto os atendimentos pessoais. O uso de ferramentas de monitoramento físico será muito maior e isso obrigará o mestre de educação física ter um acervo de ferramentas para permitir sua atuação remota e o acompanhamento de cada aluno, indo desde o consumo e queima de calorias, até horas de sono e progresso alcançado.

Motoristas de apps

Deverão ser treinados com biossegurança e higienização de veículo. Isso será essencial dentro da nova rotina, gerando segurança para o passageiro e para o próprio motorista

Chefs de cozinha

Haverá uma transformação grande no mundo gourmet, a qual deverá associar além da beleza e sabor, um foco muito maior na saúde, com o incremento do uso de produtos capazes de fortalecer o sistema imunológico e promover saúde.

Profissionais de limpeza

Não bastará mais limpar, mas também implementar o uso de produtos e equipamentos com uma maior eficiência na eliminação de bactérias e germes.

Marketing e comunicadores

Quem trabalha nessa área atua muitas vezes na criação de peças para o uso e manipulação presencial do cliente. Entretanto, isso muda. Há a demanda para se qualificar, pois quem não trabalhar com marketing digital e remoto terá poucas oportunidades de carreira. A meta é falar com a pessoa em casa e não mais no escritório ou na loja.

Aline Lima está no ensino médio e já pensa em ingressar em uma faculdade de enfermagem, a partir do próximo  ano, em Ribeirão Preto. Para ela, o mundo mudará bastante a partir de agora e é preciso ficar antenado a isso. “Não posso ignorar as transformações, mas usá-las a meu favor”, conta.

Trabalhar em casa, em especial, deverá ser parte da rotina de grande maioria das pessoas e montar uma estrutura adequada de iluminação e ergonomia, estação de trabalho com computador e Wi-Fi de qualidade é crucial. Sobretudo, é vital um mindset capaz de permitir a organização e rotina bem definidas. Isso será um divisor de águas na aumento ou redução da empregabilidade da maioria dos brasileiros.

Conheça as seis habilidades para os profissionais do futuro! Está preparado?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe