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Marketing: antes, durante e após a pandemia 

Notícia | 11/08/2020

Giovanna Cavalli

A crise do Covid-19 acelerou todos os processos, principalmente atividades de marketing digital. Somadas ao isolamento social, essas transformações deixaram ainda mais intenso o modo de se buscar e fazer os negócios on-line. Então, a área antes já com devida importância se tornou essencial para a sobrevivência das marcas. Por isso, esse é um bom caminho para arriscar se você está em dúvida sobre alguma carreira. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Comunicação e posicionamento são fundamentais

Segundo especialistas, depois da pandemia, as transformações e demandas digitais devem continuar em constante crescimento e aceleração. Logo, para atingir bons resultados, as empresas de todos os setores devem entender o comportamento e os novos hábitos dos consumidores. Além disso, “nos ambientes de marketing e comunicação, será preciso traduzir a leitura dos cenários, convertendo-os em estratégias, fazendo a execução gerar resultados assertivos e de alto nível”, analisa o co-fundador da Startwp, Leonardo Coelho.

Nesse sentido, quem investir em serviços de inovação, inteligência e geração de negócios, estará um passo à frente e no futuro terá excelentes vantagens competitivas. “Com essa revolução, as companhias precisam se posicionar e aparecer, com relevância, para seus clientes e consumidores. Afinal, hoje todos somos potenciais infoprodutores, avaliando, criticando, recomendando e influenciando comportamentos”, explica Coelho.

Para a assertividade das ações e bons resultados, as organizações iniciantes devem passar por um diagnóstico completo do posicionamento e depois construir um planejamento de vendas alinhado ao digital. Dessa forma, trazendo a estratégia omnichannel, full marketing, human data science e pesquisas para as companhias.

Portanto, a comunicação é fundamental. “Não entender o cenário recente, me parece o caminho mais rápido para a perda de espaço na mente das pessoas e, consequentemente, no mercado. Por isso, o ecossistema atinge todos os setores, utilizando um novo modelo de inteligência, para o momento atual, fazendo a diferença no pós-quarentena”, finaliza o co-fundador.

Marketing é relacionamento com quem está do outro lado da tela

O home office ganhou força nos últimos meses, as reuniões alcançaram espaços virtuais, economizando tempo e encurtando distâncias. Prejuízos ocorreram, negócios foram desfeitos e alguns nem chegaram a ser fechados porque o dirigente não havia mudado a sua forma de pensar. Contudo, “insistir nos mesmos moldes é um erro cometido por nove entre dez empresários. Ou você se adapta ou o mundo (seu concorrente) te engole”, ressalta o CEO da Clikss Brasil e consultor de marketing digital, Cleverson Andrade.

De acordo com a pesquisa da Content Trends (2019), mais de 90% dos brasileiros estão em alguma rede social e consomem conteúdo on-line. Ou seja, aqui está a necessidade da presença digital, pois, seu “adversário” certamente está lá. Tenha em mente o famoso ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

Essa assiduidade na Internet é ir até o seu comprador onde ele estiver. “Antes mesmo dele visitar seu estabelecimento, vai buscar informações sobre o seu produto ou serviço na rede. No entanto, muito além de estudar qual é a mídia ideal e como promover a imagem da sua marca na on-line, é importante ter estratégias relevantes”, complementa o consultor.

Na web tudo é uma via de mão dupla e promover o relacionamento com seu público em tom de diálogo é entender realmente as suas necessidades. Assim se minimiza erros e conquista mais resultados. “Ninguém gosta de ficar no vácuo, não é mesmo? Por isso, a programação é a essência para saber exatamente como interagir e quando fazer isso”, conclui, Andrade.

Portanto, alinhe-se às mudanças e desejos do mercado. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Como você tem feito o marketing da sua empresa?

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