Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mindfulness-para-aumentar-a-produtividade

Mindfulness para aumentar a produtividade 

Notícia | 07/08/2020

Giovanna Cavalli

A pandemia veio acompanhada de muita angústia e ansiedade. Essas emoções podem estar escondidas dentro de cada pessoa para driblar a quarentena de maneira mais branda. Antes mesmo da crise o total de funcionários afastados do emprego chegou a 16.381, segundo o último Anuário do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), sobre Acidentes do Trabalho. Como um dos motivos, podemos observar os transtornos mentais e emocionais, justamente, esses potencializados com o distanciamento social.

Esteja atento às suas emoções

Para a mestre em fisiologia do exercício e especialista no mundo corporativo, Bianca Vilela, criar uma rotina dividida entre as horas de trabalho e descanso são fundamentais para manter a produtividade. Por isso, ao se conectar consigo mesmo é possível perceber pensamentos, sensações corporais e sentimentos, sem reagir de maneira automática ou habitual.

Dessa maneira, “é possível fazer escolhas mais conscientes e funcionais. Isso vale para executar uma tarefa de trabalho e estabelecer prioridades para não acumular funções ao final de um dia exaustivo. Além de, claro, saber se posicionar fisicamente a frente de um computador para se sentir confortável e livre de dores para fazer com excelência os desafios cotidianos”, explica a especialista.

Por isso, a técnica de mindfulness tem papel fundamental para regular as emoções desafiadoras. Em especial, quando o serviço se divide entre a solidão do home office e o medo de reuniões presenciais. “Quando conseguimos criar um espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis, saímos do modo de reatividade e elevamos a consciência para a criatividade. Essa é uma maneira inteligente de fazer da crise uma oportunidade de mudança positiva”, expõe Bianca.

Então, a mestre em fisiologia do exercício elencou algumas dicas simples e cotidianas para colocar em prática agora mesmo. Veja:

Rigidez na rotina: as 24 horas de um dia devem ser divididas em três partes iguais, pois o cérebro também precisa de calma e descanso. Isso se traduz em atenção, eficiência e decisões melhores.

Movimento: vale até uma "caminhada meditativa",com passos dados em silêncio, no qual a respiração flui naturalmente. Assim, as sensações viram o foco para dentro de si mesmo.

Alimentação: os produtos sazonais e os alimentos crus da época são uma excelente opção para manter a saúde em dia. Também, tente evitar carnes, comidas processadas e açúcar, porque elas impulsionam a mente e o coração a fazerem um grande esforço para digeri-las.

Sono: algumas pessoas conseguem ter energia após oito horas de sono, outras, após cinco. Logo, é preciso se conhecer e fazer algumas mudanças, como a troca da dieta e a prática da meditação, para ajudar a manter o foco em eliminar os pensamentos negativos. Isso pode estimular o organismo a sentir menos necessidade do corpo descansar e sobra mais tempo para produzir e espairecer.

Essas são sugestões importantes tendo em vista a extensão do teletrabalho. Assim, “diversas famílias iniciaram um processo de redescoberta, revisitando os próprios porões interiores e os membros começaram a viver juntos verdadeiramente. Compreenderam a possibilidade de bater metas e também fazer as refeições em união. Bem como, praticar atividade física, promover diversão em conjunto, comungar intensamente o mesmo espaço e celebrar mais alguns momentos, antes deixados de lado com a correria insana do dia a dia”, ressalta o especialista em vendas, escritor e palestrante, Erik Penna.

Portanto, “um home office produtivo não é feito com mágica, mas faz magia nos resultados”, complementa Penna. Ou seja, em equilíbrio tudo pode ser feito com excelência e de qualquer lugar.

Gostou das dicas? Então, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Como você faz para seus dias serem mais proveitosos?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete