Quem tem filhos ou precisa lidar com aquele vizinho barulhento no momento dos estudos sabe como é: se preparar para provas e processos seletivos de concursos, faculdades e etc., a rotina não é nada fácil. Afinal de contas, espaços como salas e bibliotecas, antes utilizados por esses indivíduos, fecharam as portas devido às medidas de restrição de circulação impostas pelas autoridades, a fim de diminuir a curva de contágio do novo coronavírus.
                                                                
No ambiente empresarial, isso muda
                                                                
Mesmo o barulho sendo o principal incômodo das pessoas na hora de se aplicarem aos estudos, no mercado de trabalho, isso talvez seja diferente. Afinal, na pesquisa do Nube “o que você não suporta em um colega de trabalho?”, quem fala alto e faz barulho foi o principal incômodo para apenas 4,7% dos mais de 11 mil entrevistados. Arrogância e falta de espírito de equipe são mais difíceis de lidar nesse sentido.
                                                                
Monalisa Silva é um exemplo de quem tem dificuldade de direcionar sua concentração de maneira assertiva quando precisa se preparar para um teste ou prova. “Geralmente, preciso ler textos extensos e de difícil compreensão. No estágio, é tudo mais dinâmico e agitado, então é mais fácil ter um bom desempenho mesmo com ruídos”, compartilha.
                                                                
Primeiro passo
                                                                                 
De acordo com a psicóloga do Gran Cursos On-line, Juliana Gebrim, uma das primeiras coisas a serem observadas é se a pessoa tem um quadro clínico por trás, capaz de levá-la a momentos de interrupção no foco. “Ficamos suscetíveis a quadros depressivos e ansiosos, os quais podem estar diretamente relacionados à falta de atenção e a baixa concentração, afetando a memória”, diz a psicóloga. Ela também ressalta a importância do estudante colocar um limite dentro do ambiente, além de observar o tipo de atenção comprometida.
                                                                
Obstáculos a serem vencidos
                                                                
Para tentar compreender melhor quais os maiores empecilhos dos jovens no quesito dedicação aos conhecimentos, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “qual o maior desafio para quem estuda?”. Para mais de 47% dos mais de 32 mil entrevistados, o principal obstáculo é assimilar todo o conteúdo. Outros 21% têm como provação apresentar um bom desempenho.
                                                                
Tentar se afastar do agito
                                                                                 
Essa visão é compartilhada com o coordenador do programa de coaching e mentoria, Fernando Mesquita. Uma das dicas do especialista é o ajuste de horários para não coincidir com os momentos de maior rotina na família. “Acorde mais cedo ou durma uma hora mais tarde, para assegurar pelo menos um tempo expressivo de estudo”, pondera o profissional. Ele também ressalta a importância de combinar o relógio e o planejamento com a família e procurar alternativas para minimizar, como o uso de fones de ouvido e músicas capazes de impulsionar o foco.
                                                                                 
Portanto, siga as dicas para ter um rendimento mais preciso. O Nube torce por você! Quer tirar boas notas?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe