Algumas decisões da vida precisam ser tomadas com muito cuidado, ainda mais quando são sobre o futuro profissional. Escolhas como curso e faculdade são muito difíceis de serem tomadas, principalmente, diante da pressão familiar, dos amigos e do próprio mercado de trabalho.

Nesse sentido, se você também tem essas dúvidas, veja dicas da Orientu, aplicativo de testes vocacionais, para te ajudar a escolher o melhor caminho. Vamos lá?

Defina seu curso

Antes de qualquer coisa, é muito importante já ter em mente o curso desejado para fazer as pesquisas muito mais direcionadas com informações relevantes. Assim, caso ainda exista algum desconforto relacionado à área, uma boa dica é conversar com pessoas do setor ou recorrer a um teste vocacional.

Esse “é um serviço importante para quem está fazendo a escolha da carreira. Neste momento de pandemia gera ainda mais angústia e ansiedade. Por isso, a São Judas também oferece palestras virtuais com especialistas da área, abordando, inclusive, o novo cenário das atividades”, explica a supervisora de Relacionamento com Escolas e Empresas da São Judas, Roberta Xande.

Busque as melhores faculdades

Nesse ponto, existem alguns fatores importantes para serem considerados, tais como: a instituição oferece a formação escolhida? Fica localizada próximo da sua casa? Qual é a avaliação dela pelo Ministério da Educação (MEC)? Quais são as possibilidades para ingressar nessa faculdade? Devo prestar vestibular ou o Enem? Ou ainda, para entidades privadas, ela está dentro do seu orçamento? Logo, procure respondê-las, assim a decisão ficará mais fácil.

Pesquise as tendências do mercado

Faça uma análise de como está o mercado de trabalho para os profissionais da área, quais são as principais funções exercidas pelo indivíduo e quais são as universidades mais reconhecidas para essa atuação. Esse exercício é válido para qualquer segmento, seja de exatas, humanas ou biológicas.

Escolha o tipo de formação

Logo, é importante avaliar os diferentes tipos de formação e avaliar se o estabelecimento a oferece. Elas são:

• Bacharelado: é a categoria de ensino mais generalista. Ela forma profissionais capazes de atuar em diversas áreas laborais, como a Medicina, Engenharia e Psicologia.

• Licenciatura: tem a finalidade de formar professores e gestores para o nível fundamental e médio, por exemplo, a instrução da Matemática, Física e História.

• Tecnólogo: tem duração menor e formam profissionais técnicos em uma área específica, é o caso de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Marketing.

Defina a modalidade de ensino

Se a sua vida é muito corrida ou a sua casa fica longe da faculdade, talvez o ensino a distância (EAD) seja a ideal. Em contrapartida, se você tem dificuldade de aprender de longe, o modelo presencial é o mais indicado. Existe, também, o ensino híbrido ou semipresencial, o qual mescla as duas formas.

Para o psicopedagogo, Fabiano de Abreu, não são só pontos positivos para o EAD como também uma necessidade dentro da nova realidade. “O ensino on-line torna-se crucial e um fato no qual temos de nos adaptar”, analisa. Bem como, é uma alternativa para aproveitar o tempo da quarentena, usufruindo dele, em vez de desperdiçá-lo.

Adquirir conhecimentos novos é importante para além do mercado de trabalho e ampliar o contato com o mundo. Portanto, alinhe-se a esse novo contexto. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Como você está pensando em dar esse primeiro passo?

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe